Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Construir e reformar: como abrir uma empreiteira

A- A+

A construção civil é um segmento que oferece muitas oportunidades negócio. Se você quer investir na área, saber como abrir uma empreiteira é fundamental. Ao contrário do que muitos podem pensar, o empreendimento não é responsável somente pela elaboração de grandes obras – pequenas reformas em edificações já existentes também são um possível caminho.

Investimento depende da especialização

Por isso, primeiro, você deve definir em que área sua empreiteira pretende se especializar. Se o plano é montar uma empresa de grande porte, que participará de licitações públicas, como a construção de obras de mobilidade urbana, a quantidade de funcionários e o investimento em máquinas e equipamentos será consideravelmente alto.

Se a ideia é construir prédios residenciais e casas, por outro lado, o investimento já é mais baixo, pois a compra de algumas máquinas pode ser substituída pela locação. Já se optar pela área de reformas, seu negócio pode funcionar como uma coordenadora da obra, uma vez que praticamente todos os profissionais serão contratados como autônomos.

como abrir uma empreiteira

A construção civil é um segmento que oferece muitas oportunidades negócio. Foto: iStock, Getty Images

Como abrir um empreiteira

O tipo de serviço prestado pela sua empreiteira é definido no momento da elaboração do contrato. Veja o que é necessário para prestar um serviço completo na área da construção civil. As dicas são do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae -MG).

  • Montagem da estrutura

Essa é a etapa crucial em qualquer obra. É necessário ter uma equipe completa, desde arquitetos e engenheiros até serventes e operadores de máquinas. Durante esse processo, também é realizado o serviço de alvenaria e colunas, que é um prolongamento da montagem da estrutura e das fundações.

As colunas e a alvenaria, montadas sobre as fundações e a estrutura previamente construídas, são o que dão solidez ao edifício construído. Dependendo do porte da obra, você pode utilizar desde simples tijolos baianos até blocos de concreto armado, o que definirá os profissionais que continuarão envolvidos com a obra nessa etapa.

  • Parte hidráulica, elétrica e acabamentos

Fundamentais para o bom funcionamento da obra, os serviços de instalação de sistemas hidráulicos e elétricos e os acabamentos finais formam a última etapa da construção propriamente dita. Para executá-los, são necessários profissionais específicos, como eletricistas, vidraceiros, pintores, entre outros.

Muitas empreiteiras se especializam apenas nessa parte da obra, o que reduz uma série de custos. Nesse caso, você precisa apenas contratar um arquiteto ou engenheiro, pois os outros profissionais serão contratados conforme a necessidade. Essa pode ser uma boa opção para iniciar um negócio com baixo investimento.

  • Segurança dos funcionários

É fundamental o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de outros aparatos de segurança devem ser obrigatório nas obras, atendendo à legislação vigente e visando à prevenção de acidentes de trabalho.  

  • Satisfação do cliente

Sua empreiteira precisa estar bastante preparada quanto ao cumprimento dos prazos de entrega das obras e à qualidade dos serviços prestados, para que os clientes fiquem satisfeitos e, consequentemente, ocorra a propaganda positivam no “boca a boca”

  • Normas e legislação

A atividade está isenta de licenciamento ambiental estadual, entretanto, a empreiteira deverá providenciar este documento para cada obra realizada junto ao município onde esta será edificada. Os Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCCO) serão elaborados e implementados pelas empreiteiras mesmo que estas terceirizem a coleta e destinação adequada dos resíduos decorrentes da obra.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como abrir uma empreiteira? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria