Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra em quais situações o consórcio vale a pena

A- A+

Você sabe como funciona um consórcio? Ele é baseado na reunião de um grupo de pessoas que paga uma prestação mensal e tem direito a uma carta de crédito com um valor pré-determinado. Ou seja, funciona como uma poupança coletiva, em que cada um deve contribuir com as suas parcelas.

O acesso a essa carta, contudo, só ocorre se pessoa for sorteada ou se der o lance mais alto que, em alguns casos, pode equivaler a até mais da metade do valor total. Caso contrário, você só terá o dinheiro ou produto ao final do pagamento das parcelas.

Muitas vezes, quem faz consórcio precisa ter paciência até ser contemplado. Foto: iStock, Getty Images

As vantagens do consórcio

Os juros aplicados sobre as prestações do consórcio costumam ser mais em conta do que os de um financiamento, por exemplo. Com a diferença de que você pode ter de aguardar mais tempo para acessar o bem negociado.

Alguns investidores defendem o modelo como um meio de se ganhar dinheiro, seja usando a carta de crédito para a compra de um imóvel ou vendendo essa mesma carta com uma margem de lucro. Um dos entusiastas dessa modalidade de investimentos é o proprietário da empresa Megacombo, Fabrício Stefani Peruzzo.

Ele garante já ter obtido bons rendimentos com a venda de cartas contempladas pelo sorteio. Quando você já paga o consórcio por um longo período e se depara com uma correção, vender a sua carta de crédito também é uma maneira de ganhar dinheiro. Isso porque o percentual de correção incide não apenas sobre o mês vigente, mas retroativamente sobre todas as parcelas pagas. Desta forma, o valor investido é valorizado.

Portanto, se você não possui dinheiro que pode ser aplicado e não tem pressa na compra de um determinado bem, fazer parte de um consórcio combina com o seu perfil e pode fazer com que o seu dinheiro renda.

As desvantagens do consórcio

Como em todo negócio que envolve dinheiro, é preciso avaliar as opções disponíveis no mercado. No caso do consórcio, as taxas de administração podem ser uma desvantagem para o comprador. Por isso, antes de fazer a compra com uma administradora, não se atenha apenas ao valor de cada parcela cobrada, mas também às taxas praticadas.

Uma alternativa de investimento são as aplicações de renda fixa, em que você conta com a segurança do produto e, em alguns casos, com um rendimento definido previamente. Por outro lado, precisará de paciência até juntar o valor necessário.

Há ainda quem compre consórcio iludido pela promessa de contemplação rápida. Se você tem pressa, o consórcio, definitivamente, pode trabalhar contra você. Para quem quer um carro novo ou um apartamento de forma imediata e ainda não tem todo o dinheiro necessário, o melhor é cogitar um financiamento.

Por isso, a dica é estudar bem o assunto antes de ingressar num grupo de consórcio. Quanto mais você souber sobre o tema, menor a chance de se arrepender depois. Outra dica válida é verificar a opinião de clientes da empresa que gerencia o consórcio desejado. Frequentemente, o Banco Central divulga um lista com as administradas que possuem o maior número de reclamações.

Conta corrente sem complicação

Quer ainda mais praticidade na hora de investir e movimentar o seu dinheiro? Então conheça o Vivo Zuum. Com ele você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo, pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários. Ao solicitar um cartão Vivo Zuum, você pode ainda:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria