Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Consórcio imobiliário x financiamento: conheça as vantagens de cada um

A- A+

Realizar o sonho da casa própria, na maioria das vezes, depende de um empurrãozinho, como um financiamento ou um consórcio imobiliário. Cada modalidade tem suas vantagens e a melhor alternativa depende de cada caso.

Se você deseja comprar o imóvel imediatamente, o financiamento é mais indicado, mas tem taxas de juros mais altas. Se você pode esperar um pouco mais, o consórcio é uma alternativa com taxas de administração mais baixas.

Financiamento x consórcio imobiliário

O financiamento é muito utilizado pelos brasileiros na hora de comprar um imóvel. Consiste, basicamente, em um empréstimo. Você toma um valor emprestado em um banco ou outra instituição financeira para comprar o imóvel de seu interesse e depois paga esse valor com juros.

consorcio-imobiliario

Consórcio imobiliário pode ajudar a realizar o sonho da casa própria. Foto: iStock, by Getty Images

O valor das parcelas que você terá de pagar pelo financiamento é limitada a 30% da renda familiar, mas as taxas de juros e os prazos para pagamento são variados, e é nesse detalhe que você precisa prestar atenção. Se for buscar um financiamento, consulte as opções com menores taxas de juros.

A principal vantagem do financiamento é que você pode comprar o imóvel imediatamente. O bem fica no seu nome assim que o financiamento é aprovado, mas fica alienado à instituição financeira que lhe emprestou o dinheiro, como garantia. Outra vantagem é que você pode vender o imóvel, mesmo sem ter quitado totalmente o empréstimo.

Consórcio imobiliário tem a vantagem de não cobrar juros

Outra alternativa para quem quer comprar um imóvel e não pode pagar à vista é o consórcio imobiliário. No consórcio, grupos de pessoas físicas ou jurídicas se reúnem por meio de uma administradora de consórcio autorizada pelo Banco Central para formar uma espécie de poupança coletiva.

Cada membro contribui com um valor mensal para comprar o imóvel desejado. A administradora do consórcio realiza sorteios periódicos para possibilitar que os membros possam fazer a compra. Se você não for contemplado, você pode dar um lance para ter acesso ao valor antes do término do prazo. Em último caso, no final do prazo do seu consórcio, você pode retirar o dinheiro para comprar sua casa. Nesse caso, o consórcio imobiliário funciona como uma poupança forçada para você realizar seu sonho.

A principal vantagem do consórcio é que não há cobrança de juros, mas quem atrasa o pagamento das prestações fica sujeito a multas e não pode participar dos sorteios. É cobrada uma taxa de administração à administradora do consórcio, porém bem abaixo das taxas de juros de financiamento.

Por outro lado, como depende de sorteio, você precisa ter um pouco de paciência. Pelo fato de não possibilitar a compra imediata do imóvel, o consórcio imobiliário é mais indicado para quem não tem pressa. É importante destacar que, mesmo depois de ser sorteado, você precisa pagar as parcelas até o fim do prazo. Também fica a seu cargo eventual elevação no preço do imóvel consorciado.

Seja qual for a modalidade de sua escolha, esteja atento sempre à reputação da instituição em que você está investindo seu dinheiro. No caso dos consórcios, é possível checar no site do Banco Central se a administradora está cadastrada.

Segurança para sua família

Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, proteção contra incêndio, raio e explosão. O seguro cobre ainda prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas de consórcio imobiliário? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro