Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Consórcio de carros usados vale a pena? Descubra

A- A+

Está pensando em trocar de veículo, mas não tem condições financeiras de comprar um modelo zero quilômetro e nem deseja arcar com um financiamento? O consórcio de carros usados pode ser um opção nesses casos.

A modalidade tem conquistado popularidade entre os brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), entre os consumidores que pretendem comprar um carro usado, oito em cada dez (80%) optam pelo consórcio. Antes de aderir, contudo, é preciso saber como a modalidade funciona.

O consórcio de carros usados é opção para trocar de carro.

Modalidade pode aproximar você da aquisição do carro que tanto deseja. Foto: Shutterstock

Como funciona um consórcio de carros usados

O consórcio de carros usados funciona de forma semelhante à modalidade de veículos novos. A administradora cuida do dinheiro dos participantes e cobra uma taxa de administração por isso. Assim, você escolhe o valor do automóvel que deseja comprar e pode parcelar esse total em até 10 anos.

Para participar, é preciso manter as parcelas do plano que escolheu em dia e, quando for sorteado, pode escolher o modelo desejado que seja compatível com a sua carta de crédito.

Conforme a administradora, pode haver regras adicionais. Por isso, é fundamental ler com atenção as condições de compra de carros usados, que devem estar bem definidas no contrato do consórcio.

Vantagens do consórcio de carros usados

Ao conhecer o funcionamento da modalidade, fica mais fácil avaliar as vantagens de comprar através do consórcio. A principal delas, de acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, é a possibilidade de oferecer um hábito saudável aos consumidores: a educação financeira.

“Como a modalidade é por sorteio, ou seja, pode ser que você seja contemplado rapidamente, ou demore um pouco mais, ela ensina a quem não tem disciplina de poupar e pode se tornar um recurso interessante para forçar o acúmulo de capital”, avalia.

Outro ponto positivo da modalidade é a não existência de juros, mas é preciso considerar a cobrança de taxas de administração, seguro, fundo de reserva e outros encargos.

Não esqueça de colocar no seu planejamento financeiro, além da parcela mensal do consórcio, despesas relacionadas à manutenção, combustível, seguro, IPVA, DPVAT, estacionamento, lavagens e eventuais multas.

Para o especialista, é imprescindível identificar o valor total dessa conta para saber se o seu orçamento financeiro comporta essa aquisição. “Caso contrário, da noite para o dia, você irá se ver na condição de endividado ou até inadimplente”, finaliza.

Você vai se interessar por:

Assistência para o seu carro

Depois de conquistar o seu carro, também é importante estar preparado para os imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

E você? Vai optar também pelo consórcio de carros usados? Comente!

Verificando histórico de carros usados
Perguntando se posso devolver um veículo financiado com defeito
Mostrando como vender carros usados
Vendedor de carros NP
Aprendendo como lavar carro com economia
Carro pode ter câmbio manual ou automático