Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Consórcio de automóvel: veja quando vale a pena apostar nele

A- A+

O financiamento e o pagamento à vista não são as únicas opções para quem deseja comprar um carro. O consórcio de automóvel, por exemplo, pode trazer vantagens para quem não precisar do veículo de forma imediata.

Como funciona o consórcio de automóvel

O consórcio é um modelo que une diversas pessoas que tem como interesse comum a compra de um mesmo produto. Mensalmente, os consorciados – também chamados de cotistas -, contribuem com uma parcela estipulada previamente. O objetivo é guardar um fundo para pagar, nesse caso, pelo automóvel de cada um dos participantes. Ou seja, ele funciona como um autofinanciamento, mas coletivo.

Como explica Ana Paula Pavanatti, educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira, as cartas de crédito envolvidas no negócio possuem taxas administrativas e reajustes que variam de acordo com a cotação do veículo e a instituição escolhida. Para cada consórcio, é estipulado uma determinada quantidade de contribuintes, meses de parcelamento e também, é claro, o valor a ser pago. Por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado e conhecer as condições disponibilizadas pelas empresas do ramo.

Depois de entrar no consórcio e manter suas prestações em dia, basta esperar o momento de ser contemplado, o que pode ocorrer de duas formas. A mais comum é sendo o sorteado do mês e a outra é dando um lance, como uma espécie de leilão. Até a data final de duração, todos os cotistas recebem o carro.

mulher entrega chave do carro

Consórcio de automóvel é a opção ideal para quem tem paciência para esperar o momento do sorteio. Foto: iStock, Getty Images

Consórcio de automóvel e a espera

Para Pavanatti, uma das vantagens dessa modalidade são os valores, que costumam ser mais baixos do que em um financiamento. O único problema é o tempo de espera, que pode se alongar mais do que o comprador gostaria. Mas, mesmo assim, ela destaca que há a possibilidade de fazer uma oferta à empresa e, caso ela seja a mais vantajosa, levar o carro para casa com antecedência.

Para quem não consegue poupar, o consórcio também pode ser utilizado como uma poupança forçada, em que as parcelas, normalmente acessíveis, precisam ser pagas para que o automóvel seja recebido. É mais um incentivo para que você ajuste as finanças e fique longe das dívidas.

Assistência em emergências

Depois de conquistar o seu carro, também é importante estar preparado para os imprevisto. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre consórcio de automóvel? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label