Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conserto de celular: confira os primeiros testes que um técnico faria

A- A+

Não adianta. Você já tentou de tudo, mas seu celular não funciona. Não tem ação que faça com que aquele defeito seja resolvido. Aí você resolve levar o aparelho para o conserto de celular. Quando o técnico começa a testar o aparelho, o problema desaparece e você se pergunta se estava imaginando coisas. E a resposta é: não. Você apenas não realizou os testes certos.

Conserto de celular: testando em casa

Uma pesquisa da Associação Proteste mostra que 45% dos produtos eletrônicos, incluindo os celulares, apresentam algum tipo de defeito nos primeiros dois anos de uso. E boa parte deles podem ser resolvidos em casa. Os testes básicos que os técnicos de conserto de celular realizam envolvem ações simples, que não exigem que você mexa na estrutura do aparelho.

conserto-de-celular

Procurar um técnico é opção caso nenhum teste funcione. Foto: iStock, by Getty Images

O primeiro dos testes é a reinicialização do aparelho. Muitas vezes,  o desligamento comum não funciona e é preciso forçar o aparelho. O procedimento de reiniciar um telefone muda conforme o modelo do aparelho. No iPhone, é preciso pressionar o botão de travar/desligar e o botão home ao mesmo tempo. O aparelho desliga e liga novamente de maneira automática.

Para os aparelhos Android, a reinicialização pode ser feita de duas maneiras. Pressione o botão de desligar o aparelho. Em seguida ligue ele novamente e pressione os botões de volume até que ele esteja completamente ligado. Se não funcionar, pressione o botão de desligar. Toque no pop up que surgir na tela e pressione a opção desligar, até que o modo de segurança seja ativado.

Se a reinicialização não for suficiente para o conserto do celular, é preciso tentar outros procedimentos. Há casos em que algumas partes da tela não respondem ao toque. Para isso, abra um aplicativo de fundo claro, como o bloco de notas e deslize o dedo pela tela. Se o rastro não aparecer normalmente em todos os pontos, é preciso reconfigurar o display.

Mas se o telefone não ligar, é preciso fazer testes ainda mais simples. Tente a reinicialização forçada. Caso ele continue sem responder, conecte o telefone ao carregador e então, à tomada. Mesmo que você tenha recarregado a bateria recentemente, alguns aplicativos rodando de forma errada podem ter consumido toda a reserva de energia do aparelho.

Seguro para conserto de celular

Se nada disso funcionar, você precisará mesmo levar o telefone a um técnico especializado em conserto de celular ou trocar o aparelho. O problema é que essas situações emergenciais são um peso extra para o seu bolso, gerando custos com os quais nem sempre é capaz de arcar. Por isso, é importante contar com algum tipo de seguro que lhe garanta o serviço.

Serviços como o Vivo Multiproteção Celular oferecem proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

queda do dólar
vale a pena comprar celular muito barato
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza