Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça o significado do número do cartão de crédito

A- A+

Ao usar seu cartão de crédito ou débito para compras no supermercado, você nem imagina a quantidade de informações escondidas por trás de todos aqueles dígitos, não é? Na verdade, cada número do cartão de crédito tem uma função e um significado. A escolha e a distribuição das informações e dos elementos no cartão são determinadas por uma série de normais ISO – regras criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com o objetivo de padronizar e melhorar a qualidade de produtos e serviços em todo o mundo.

A ISO 7.810, por exemplo, define as características físicas dos cartões. Especifica que devem medir 85,6 mm x 53,98 x 0,76 mm. Já a ISO 7.812 fixa como deve ser estabelecido o número do cartão de crédito especifica os procedimentos para identificação do emissor.

numero-do-cartao-de-credito

Os cartões da bandeira Visa têm de 13 a 16 dígitos. Foto: iStock, by Getty Images

Cartões da Visa começam com o número 4 e os da Mastercard, com o 5

Os seis primeiros dígitos dos cartões permitem a identificação da bandeira, do cartão, do banco emissor e a sua função (crédito, débito ou múltiplo). O primeiro dígito indica a bandeira. O número 1, geralmente, é usado em cartões de lojas ou bancos. O 3 refere-se a cartões de viagem, de bandeiras como Diners e American Express, por exemplo. O número 4 refere-se à Visa, e o 5, à Mastercard e a alguns cartões de bancos americanos.

Os cartões da American Express têm prefixo 34 ou 37 e um total de 15 dígitos. Neles, os dígitos 3 e 4 representam a função do cartão (crédito ou débito) e a moeda de referência. Os dígitos de 5 a 11 apontam a conta e o tipo do cartão. O 12º dígito representa a emissão (primeira ou segunda via), e o quinto dígito é de controle (para verificação da autenticidade do número).

Os cartões do Diners Club, que possuem 14 dígitos, têm como prefixos números entre 300 e 305, além dos números 36 ou 38. Os cartões Mastercard começam com prefixos 51 a 55 e contam com 16 dígitos. Neles, os dígitos de 2 a 6 representam o número de identificação do banco.

Já os cartões da bandeira Visa têm de 13 a 16 dígitos. Na Visa, os números dispostos entre o segundo e o sexto dígitos representam o número de identificação do banco, e os dígitos da sétima à 15ª casa (nos cartões de 16 dígitos) indicam o número da conta. Em Visa e Mastercard, o 16º dígito é de controle.

info número do cartão

Código de Verificação do Cartão é essencial para a segurança

Um item fundamental para a segurança dos usuários de cartões de crédito é Código de Verificação de Cartão (CVC). Também conhecido como Valor de Verificação de Cartão (CVV), Código de Segurança de Cartão (CSC) ou Código de Segurança Pessoal (CSP), ele é o número adicional do cartão de crédito impresso no verso. Na maior parte dos modelos de cartões, como Visa e Mastercard, os três dígitos aparecem impressos no espaço previsto para a assinatura do titular, no verso do cartão. Já nos cartões American Express, o código tem quatro dígitos e aparece na parte frontal.

Diferentemente do número do cartão de crédito, o CVC não é gravado em relevo. Quando o usuário realiza compras online, por exemplo, ele precisa incluir o CVC, que funciona como uma espécie de senha e confirma que o comprador tem o cartão em mãos.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Lembrou de alguém ao ler esse artigo? Compartilhe!

Casal melhora as finanças pessoais
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho