Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça a Wi-Fi Aware, a evolução da tecnologia sem fio

A- A+

Você já ouviu falar em Wi-Fi Aware ou o termo ainda soa estranho? Seja qual for o caso, é bom estar preparado: essa será uma nova maneira de se conectar e interagir com o mundo ao seu redor.

O sistema é desenvolvido pela WiFi Alliance e conta com participações de empresas gigantes, como Microsoft, Apple e Intel, sendo muito semelhante ao utilizado pela internet sem fio. A tecnologia é resultado de três anos de pesquisas.

Mulher experimenta Wi-Fi Aware

Usuário pode receber alerta no celular sobre proximidade de loja de seu interesse. Foto: iStock, Getty Images

O que é Wi-Fi Aware

Com a nova ferramenta Wi-Fi Aware, será possível descobrir outros dispositivos e serviços dentro do alcance da internet sem fio. As informações serão disponibilizadas de acordo com a preferência do usuário, ou seja, deve promover uma experiência personalizada.

Será possível, por exemplo, encontrar adversários para jogos de vídeo. E toda essa troca de dados se dará sem consumir internet. A não utilização de internet para obter informações é justamente um dos recursos que mais chama atenção nessa ferramenta.

O usuário também poderá disponibilizar informações, como fotos e vídeos, enviando-as para a Wi-Fi Aware. As pessoas poderão visualizar os dados no exato momento que você os libera.

Quer outro exemplo? Quando o usuário interagir com alguma página de loja no Facebook, a ferramenta pode enviar um alerta assim que ele estiver próximo do estabelecimento.

Tudo isso pode se dar de forma automática, mas também há possibilidade de ligar ou desligar o recurso ao acessar as configurações de privacidade. Assim que ligada, a Wi-Fi Aware funciona em segundo plano e terá um gatilho inteligente para economizar bateria quando a energia do dispositivo estiver acabando.

O Aware funcionará em todas as gamas típicas de wi-fi, atendendo a várias marcas de dispositivos. A ferramenta, que já era aguardada pelo mercado em 2015, veio para revolucionar a conectividade e está sendo desenvolvida para suportar a troca de informações em lugares lotados.

Você vai se interessar por:

Como funciona a tecnologia Wi-Fi?

A wireless ou internet sem fio, surgiu no final da década de 90, desenvolvida para conectar redes de computadores, smartphones e outros dispositivos móveis.

Mas o que significa Wi-Fi? Wireless Fidelity, um nome menos simpático para os consumidores, foi registrado pela empresa Wi-Fi Alliance, a mesma que está desenvolvendo a ferramenta de Wi-Fi Aware.

Nesse sistema, as informações são enviadas por ondas de rádio e transmitidas por um adaptador, o roteador. Ele recebe os sinais, decodifica e os envia novamente pela antena do Wi-Fi presente no aparelho.

Já entre dispositivos móveis, a rede se conecta através de um protocolo 802.11, que é classificado em a,b,g e n. O protocolo 802.11b é o que tem custo mais baixo e usa a frequência de 2.4 GHz transmitindo até 11 megabits por segundo. O protocolo “g”, utiliza a mesma frequência, mas evita interferências ao aplicar o padrão do tipo “a”.

A mais nova versão é o protocolo “n”, que aumentou o alcance do sinal de transmissão e pode transferir informações em até 140 megabits.

Agora que você sabe como funciona esse sistema, pode ver observar a evolução da tecnologia para a ferramenta Aware e aguardar o seu lançamento.

 

Qual sua expectativa sobre a tecnologia Wi-Fi Aware? Comente!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple