Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça três projetos de logística reversa bons para o meio ambiente

A- A+

Logística reversa é o nome que se dá a um conjunto de ações para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos às empresas para que o material seja reaproveitado. A iniciativa é boa para o meio ambiente e também pode beneficiar o consumidor com descontos ou incentivar projetos sociais.

O conceito de logística reversa está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010. Para promover ações efetivas de reaproveitamento de resíduos no meio empresarial, o governo federal instalou, em 2011, o Comitê Orientador para Implementação de Sistemas de Logística Reversa, formado pelos ministérios do Meio Ambiente, da Saúde, da Fazenda, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

seudinheiro-logistica-reversa

O consumidor que colabora com a iniciativa acaba se beneficiando de descontos. Foto: iStock, by Getty Images

Acordos setoriais estimulam logística reversa

O comitê criou cinco grupos temáticos, a partir de cinco cadeias identificadas como prioritárias, para firmar acordos setoriais com a indústria. No ano passado, foi assinado contrato para a destinação de lâmpadas e já existia um acordo anterior para o correto descarte de embalagens de lubrificantes.

Você vai se interessar por:
Componentes biodegradáveis podem ajudar a reduzir lixo eletrônico
Produtos orgânicos são sempre mais caros?
Crise hídrica faz redobrar cuidados com encanamentos

O acordo para a logística reversa de embalagens em geral está em fase final, reunindo 22 associações que representam comércio, indústria e distribuidores de alimentos e bebidas. Os próximos passos serão os acordos dos setores de medicamentos e de eletroeletrônicos.

Três projetos de logística reversa que funcionam

Independentemente de acordos setoriais, algumas empresas investem em ações de logística reversa para fazer uma melhor gestão dos resíduos de seus produtos. Em muitos casos, o consumidor que colabora com a iniciativa acaba se beneficiando de descontos, além de contribuir com ações sociais. Conheça alguns projetos e saiba como participar:

  1. Brigada de Esponjas Scotch-Brite

Você precisa cadastrar um time de coleta no site da empresa, que pode ser uma escola ou uma empresa, por exemplo. Ao atingir o peso mínimo de 500 gramas em esponjas usadas, você pode enviar o material para a TerraCycle e somar pontos que se convertem em doações para o projeto social de sua escolha. Cada unidade de resíduo conta 2 pontos, que equivalem a R$ 0,02. O envio do material corre por conta da TerraCycle, basta imprimir a etiqueta de envio no site, colar na caixa e postar nos Correios.

  1. Pegada Sustentável Adidas

Você só precisa entregar o calçado que não tem mais condições de uso, de qualquer marca, nas lojas Adidas. No ato da entrega, você assina um termo de doação para reciclagem e recebe um brinde especial da Adidas. Os produtos serão encaminhados para a RCRambiental, que irá transformar o resíduo em combustível para alimentar fornos de cimento.

  1. Vivo Renova

A Telefônica Vivo oferece desconto para quem apresenta o celular antigo no momento da compra do novo. O desconto pode valer até R$ 1.070 dependendo do modelo e estado de conservação do aparelho. O programa é voltado para aquisição de smartphones e pode ser acumulado com o desconto do plano, se você já for cliente Vivo.

Gostou das dicas de logística reversa? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Como ter uma boa qualidade de vida
Jovem organizado com custos e despesas
Saiba por que fazer lista de compras para o mês
Casal sabe como fazer um jantar romântico
Mulher faz programa de controle financeiro pessoal
Opção de receitas econômicas