Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça sites para buscar vagas de empregos online

A- A+

Você já buscou empregos online? Um levantamento recente feito pela rede social de profissionais LinkedIn com 226 recrutadores no Brasil revelou que 42% deles consideravam o site como principal fonte para boas contratações, perdendo apenas para sites de emprego, referências para 48% das contratações.

O indicador é significativo: quase metade dos recrutadores consultados usa algum tipo de ferramenta online para selecionar talentos. Sendo assim, quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho precisa estar atento a essas alternativas e saber como tirar o melhor proveito delas.

empregos-online

Cuidado com o que você publica na internet, você pode ser avaliado. Foto: iStock, by Getty Images

 

Sites de empregos online têm perfis diferentes

Um dos pontos de partida, conforme o consultor de carreira Rafael Souto, CEO da Produtive, é que nem todas as redes que anunciam emprego online são para todos os perfis. É preciso escolher quais delas se adaptam melhor às pretensões que você tem antes de fazer uma assinatura. A maioria dos sites oferece períodos gratuitos para experimentar o serviço.

Outro aspecto importante ao buscar empregos online é não cadastrar coisas diferentes em sites diferentes. Isso pode passar uma impressão de incoerência e falta de posicionamento acerca do que você deseja para sua carreira, e os recrutadores, em geral, consultam mais de uma fonte de informação antes de selecionar um candidato. Vale lembrar que estão incluídas nesse cardápio também as redes consideradas pessoais, como Facebook e Instagram. Portanto, cuidado com o que você publica na internet.

Onde buscar empregos online

1- LinkedIn

A rede social LinkedIn é uma das ferramentas mais utilizadas para networking e busca de empregos online. A inscrição é gratuita e você pode permanecer conectado à rede sem custos pelo tempo que desejar. No entanto, a assinatura Premium oferece mais possibilidades.

Na versão gratuita, você não pode mandar uma mensagem para uma pessoa com quem você não esteja conectado, isso pode prejudicar o contato com recrutadores de seu interesse, por exemplo. A assinatura Premium oferece ainda a possibilidade de saber quem visualizou seu perfil e comparar suas estatísticas com as de outros candidatos. Independentemente da versão escolhida, é essencial que seu perfil esteja o mais completo e detalhado possível, com foco no uso de palavras-chave sobre suas competências. Elas ajudam no ranqueamento de seu perfil nas buscas.

2- Catho

O portal Catho funciona como uma espécie de classificados de empregos online, com mais de 400 mil vagas em todo o país. O portal oferece sete dias grátis para testar o serviço. Nesse período, é possível buscar vagas e enviar seu currículo para oportunidades de acordo com seu perfil.

Assinantes têm direito a consultoria virtual, cursos rápidos, ter acesso ao cadastro de executivos da Catho e obter descontos em estabelecimentos conveniados ao site. Segundo dados do próprio portal, em 2014, mais de 124 mil contratações foram feitas por meio da Catho, sendo 1.200 durante a primeira semana grátis. Mas atenção: as vantagens da versão paga não contemplam profissionais de perfil operacional, ou seja, aqueles com atuação mais voltada ao setor primário. Fique atento às regras antes de fazer o cadastro.

3- Vagas

O site é totalmente gratuito para quem busca emprego online. A receita do portal vem das empresas que contratam o software para buscar talentos e gerenciar processos seletivos. Assim, basta você cadastrar seu currículo para pesquisar oportunidades e se candidatar. É possível também ativar a funcionalidade de alerta de vagas por e-mail, para que o site envie notificações para sua caixa de entrada sempre que surgir uma oportunidade de acordo com suas pretensões.

4- InfoJobs

O InfoJobs reúne oportunidades para profissionais de todos os perfis. O cadastro do currículo é gratuito e você pode usar o serviço sem custos durante um período. Usuários com conta Premium, no entanto, têm acesso a mais funcionalidades, como receber alertas de emprego por e-mail, buscar vagas por localidade, saber a sua porcentagem de adequação à vaga pretendida ou até comparar seu perfil com o de outros inscritos no sistema.

5- MTE Mais Emprego

O Portal MTE Mais Emprego foi criado pelo governo federal com base no banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para ajudar os trabalhadores na busca por oportunidades. O cadastro é totalmente gratuito e permite visualizar as vagas ofertadas dentro dos seus interesses de trabalho. Seu perfil também fica visível para empresas que usam o sistema para recrutar profissionais. O portal também oferece opções de cursos no período de seguro-desemprego. É a plataforma mais indicada para trabalhadores da área operacional.

Conta garantida

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Gostou das dicas para buscar empregos online? Deixe seu comentário.

vale a pena pedir demissão
trabalho temporario no canadá
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
profissões inusitadas e alternativas
fantasma do desemprego
depressão no desemprego