Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça sete erros comuns que fazem você perder dinheiro

A- A+

Gastar dinheiro é fácil. Quando não cuidamos exatamente onde e no que gastamos, o salário vai embora antes de terminar o mês. Para ajudar você a manter seus recursos no bolso, é importante conhecer os sete erros financeiros mais comuns, os quais devem ser evitados para o bem das suas economias.

Quando não damos a devida atenção à educação financeira e não realizamos o controle do orçamento, gastar dinheiro da forma errada, gerando desperdício, é mais comum que se imagina.

Longe do que se pensa, errar não é apenas fazer compras por impulso. Em algumas situações, mesmo ao acreditar que estamos poupando, podemos estar fazendo o contrário.

É importante conhecer os sete erros financeiros mais comuns.

Deixar de pesquisar e perder boas promoções é um erro financeiro comum. Foto: iStock, Getty Images

Jogo dos sete erros

A lista poderia conter muito mais que sete erros financeiros. Mas esses são os mais comuns. Se você se identifica com alguma situação, fuja dela. Adote hábitos saudáveis ao seu bolso.

1. Não valorizar pequenas quantias

O cafezinho da padaria, o sorvete e todos os outros pequenos gastos que você não leva em conta porque são “baratinhos” podem consumir uma gorda fatia do seu salário. Portanto, poupe nos valores menores também.

2. Comprar perecíveis em atacado

A menos que sua família seja muito grande, a compra de perecíveis não deve ser realizada em atacado, pois eles estragam antes de serem consumidos. Pelo mesmo motivo, outros alimentos em embalagens grandes também devem ser evitados.

3. Não buscar promoções

Mesmo com as facilidades proporcionadas pela internet, muita gente ainda culpa a “falta de tempo” para pesquisar os melhores preços antes de comprar. Dependendo do produto, pode-se pagar até o dobro sem conferir as melhores ofertas.

4. Ignorar os benefícios de funcionário

Muitas empresas possuem convênios diversos, como farmácias, óticas, supermercados, que oferecem descontos especiais aos funcionários. Entretanto, nem sempre esses benefícios são aproveitados como poderiam.

5. Esquecer os programas de fidelidade

Aqueles cartões de cliente fidelidade que você tem em estabelecimentos comerciais podem lhe conceder descontos ou brindes em determinados momentos. Essa é uma forma de economizar. A mesma regra vale para o desconhecimento quanto aos benefícios do cartão de crédito.

6. Manter cartões de loja

Sabe aqueles cartões que as lojas sempre oferecem e que muitas vezes você nem usa? Ainda assim, você paga taxas altas para mantê-lo. É bom repensar se vale a pena realmente aceitar e manter ativas essas ferramentas.

7. Pegar emprestado com frequência

Se você precisa pedir dinheiro emprestado sempre que precisa adquirir um produto de valor maior, é hora de repensar sua vida financeira. Se não consegue juntar um valor para comprar o que precisa, talvez seja hora de se adequar ao padrão de vida que seu salário permite.

Você vai se interessar por:

Fuja dos erros comuns ao partir para o investimento em ações

Como ficar rico? Veja erros e acertos

Siga dicas e veja o equilíbrio financeiro ao seu alcance

Compre com os melhores preços

Entre os sete erros relacionados, um deles é bastante fácil de resolver, com comodidade e sem sair de casa. Se você se equivoca ao não buscar promoções, precisa conhecer o Vivo Compras, que taz mais de 850 mil produtos para comparar e escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

E você? Adota no seu dia a dia hábitos para fugir dos sete erros? Comente!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple