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por Vivo Seu Dinheiro

Conheça serviços que só podem ser realizados em uma agência bancária

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Em tempos de internet banking, aplicativos e conta digital, raramente um cliente precisa ir até uma agência bancária para resolver alguma pendência. Pagamento de contas, consultas de extrato ou saldo, aplicações financeiras e transações podem ser realizados online na comodidade do lar ou com alguns toques no smartphone ou tablet.

Apesar do aumento da tecnologia, alguns serviços ainda são realizados exclusivamente em uma agência bancária. A principal razão é a segurança do cliente e das informações bancárias. Você sabe quais são eles?

Abertura de conta em agência bancária

O primeiro dos serviços realizados exclusivamente em uma agência bancária é a abertura da conta corrente. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esse procedimento consiste em um contrato entre a instituição financeira e o cliente, celebrado pela livre decisão de ambos.

Alguns serviços são realizados exclusivamente em uma agência bancária.

Mesmo com diversas tecnologias, alguns serviços precisam ser presenciais. Foto: iStock, Getty Images

Segundo a cartilha Você e seu Banco, publicada pela entidade, a abertura de uma conta corrente é um processo importante, que deve ser cercado de uma série de cuidados para a segurança de ambas as partes – daí só poder ser realizado presencialmente em uma agência.

De acordo com a Febraban, a segurança na checagem das informações e dos documentos é fundamental, em especial, para que se iniba, tanto quanto possível, a ocorrência de fraudes.

A abertura de conta pode ser realizada dentro do horário de atendimento convencional de uma agência bancária: das 10h às 16h, nas capitais, e das 11h às 16h, nas demais cidades.  

Depósitos e pagamentos em agência bancária

Outra operação que só pode ser realizada em um agência bancária são os depósitos, em dinheiro ou cheque. Eles podem ser feitos na “boca do caixa”, no horário de atendimento ao público. A vantagem desse tipo de depósito é que ele é automaticamente registrado na conta.

Para evitar filas, os depósitos também podem ser realizados nos caixas eletrônicos dentro das agências. Nesse caso, o valor só fica disponível na conta depois de efetuada a sua conferência.

O horário de funcionamento desses equipamentos varia de acordo com o banco, mas ele é estendido em relação ao atendimento ao público dentro da agência.

Nas agências bancárias, os clientes podem realizar ainda pagamentos de contas sem código de barra ou identificação numérica (alguns impostos e taxas), respeitando o horário de atendimento ao público, já que devem ser realizados na “boca do caixa”.

Por falta de código e identificação, esse tipo de pagamento não pode ser efetuado via internet banking, aplicativos e nem mesmo caixas eletrônicos.

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Uso da internet avança

Apesar de as agências ainda serem indispensáveis para alguns serviços, é cada vez maior o uso da internet para transações bancárias.

De acordo com pesquisa encomendada pela SAP América Latina para a consultoria The Economist, a previsão é que, em 2019, cerca de 48% das operações bancárias sejam feitas online. Dessas, 56% devem ser realizados por meio de smartphones ou tablets.

Atualmente, as operações bancárias online representam apenas 36% das transações no mundo. Ao considerar apenas a América Latina, esse número cai para 27%.

 

E você, ainda recorre muito à agência bancária? Deixe seu comentário.

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