Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça quatro vantagens de estudar à noite

A- A+

Conforme dados do último Censo da Educação Superior, 63% dos estudantes matriculados no ensino superior no Brasil estudam à noite. São 4,6 milhões de jovens. A maioria deles também trabalha durante o dia.

Para quem precisa pagar as contas, entre elas, a própria faculdade, estudar à noite acaba sendo a única opção para obter uma formação de nível superior e disputar melhores vagas no mercado de trabalho no futuro.

estudar-a-noite

Tranquilidade é uma das vantagens do estudo noturno. Foto: iStock, by Getty Images

Por questões fisiológicas, estudar durante o dia é melhor: quando você acabou de acordar, seu corpo e cérebro estão mais descansados e tendem a render mais. A luz natural é outro fator a favor, pois prejudica menos os olhos do que a luz artificial. Também há mais serviços à sua disposição no horário comercial, desde meios de transporte até locais para pesquisa de materiais de estudo.

Vantagens de estudar à noite

Mas estudar à noite pode trazer benefícios importantes para o seu rendimento. Consultores do ExamTime, site especializado em técnicas de aprendizagem, listaram quatro vantagens de estudar à noite:

  1. A atividade ao nosso redor é menos intensa durante a noite, de modo que você tem mais tranquilidade para estudar. Desde o trânsito para se deslocar até o ruído na janela, tudo é mais pacato à noite.
  1. A noite é o turno de menor movimento nas bibliotecas, então você pode aproveitar para desbravar o acervo e concentrar-se na leitura.
  1. Como a maioria das pessoas está descansando nesse horário, até as redes sociais estão mais calmas. Assim, você tem menos elementos para se distrair, fica mais fácil focar nos estudos.
  1. Como você já cumpriu suas obrigações e seu último compromisso do dia é estudar, sua mente está mais liberada para criar, pois você não está preocupado em sair correndo para a próxima tarefa.

É importante ressaltar que quem estuda à noite precisa ter uma rotina de sono adequada, principalmente se trabalha durante o dia. Muita gente que opta por esse turno acaba perdendo a noção do tempo e tem dificuldades para dormir. O descanso é fundamental para que a rotina diária não prejudique os resultados, nem no trabalho, nem nos estudos.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
como economizar na limpeza
como conseguir desconto em faculdade particular
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aulas particulares de matemática
Aulas particulares de inglês