Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 4 tipos de cartões pré-pagos que você já usa

A- A+

Eles têm se tornado cada vez mais comuns e possuem variadas funções. Os cartões pré-pagos são utilizados por quem quer mais conveniência, praticidade e segurança em viagens internacionais, controlar despesas realizadas por terceiros, enviar dinheiro com segurança para uma pessoa distante e até como substituto da mesada dos filhos.

“Hoje em dia, várias empresas oferecem cartões pré-pagos com diferentes funções”, explica Raul Moreira, vice-presidente da Associação de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). “Eles são um instrumento poderoso de inclusão bancária, educação financeira de jovens e população de menor renda”, conta.

O que pouca gente sabe é que os cartões pré-pagos já são bastante utilizados pela população em geral sem nem mesmo que as pessoas se deem conta.

cartoes-pre-pagos

Várias empresas possuem essa modalidade de cartão com diversas funções. Foto: iStock, by Getty Images

Cartões de transporte, vale-alimentação e refeição e vale-presente de lojas, por exemplo, são considerados tipos de cartões pré-pagos. “Esse tipo de cartão contribui significativamente para a redução do uso de dinheiro em espécie atualmente”, afirma Raul Moreira.

Cartões pré-pagos de transporte

Os cartões pré-pagos de transporte são os mais comuns. Várias cidades usam esse tipo de ferramenta para facilitar a vida dos usuários do transporte público.

Cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília são algumas das que oferecem sistemas de integração entre os transportes a partir do uso de cartões pré-pagos como o Bilhete Único, por exemplo.

Entre as vantagens desse sistema estão a agilidade na catraca de ônibus e metrôs, a facilidade de recarga em vários postos de atendimento, com possibilidade de pagamento em dinheiro e cartão de débito, e a segurança de o passageiro não precisar andar com cédulas em mãos.

Os usuários ainda podem fazer integração ônibus-ônibus e/ou ônibus-metrô/trem, diminuindo a quantidade de passagens diárias.

Cartões pré-pagos alimentação e refeição

Outros dois tipos de cartões pré-pagos bem comuns são os de Vale-Alimentação e Vale-Refeição. Os dois são vinculados ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), parte dos benefícios ao trabalhador regulamentados pelo governo federal.

Ambos os cartões são entregues ao trabalhador por pessoas jurídicas. O Vale-Alimentação pode ser utilizado para compras em supermercados, açougues, mercearias e similares. O Vale-Refeição é utilizado em restaurantes e lanchonetes.

As recargas são feitas mensalmente pelas próprias empresas que concedem os cartões aos funcionários e colaboradores. Os valores variam de acordo com a política de benefícios das empresas.

Cartões pré-pagos de lojas

Esses cartões pré-pagos são bastante utilizados como presentes. Algumas lojas oferecem aos clientes como uma espécie de Vale-Presente. Empresas podem dar aos colaboradores como brindes de final de ano, por exemplo.

Os créditos desses cartões podem ser gastos em uma rede de estabelecimentos como se fossem um cartão de débito até que seu saldo seja zerado. Geralmente, esse tipo de cartão é não-recarregável.

Conta pré-paga

Você sabia que a Vivo oferece uma conta pré-paga que permite pagamentos via celular? O Vivo Zuum funciona como uma conta corrente com a qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas de cartões pré-pagos? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria