Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os títulos negociáveis e veja cuidados na hora de investir

A- A+

O mercado financeiro pode ser considerado um ramo um pouco complexo, especialmente para quem está começando a investir. E isso acontece muito em razão dos termos específicos utilizados. Você já ouviu falar de títulos negociáveis?

Pode parecer novidade, mas eles estão relacionados a um investimento comum, as ações, que representam um dos principais tipos de títulos nominativos negociáveis. Além delas, os bônus de subscrição e os debêntures são as modalidades mais comuns, negociadas a partir do sistema da BMF&Bovespa.

Títulos negociáveis são opção para investimento.

Especialista indica que é preciso diferenciar os títulos negociáveis antes de investir. Foto: iStock, Getty Images

3 principais títulos negociáveis no mercado de capitais

O diretor comercial do portal EuQueroInvestir.com, Denys Wiese, explica mais sobre o funcionamento de cada uma das três modalidades.

Ações

O mais conhecido dos títulos negociáveis, as ações representam uma fração do capital social de uma empresa. É um papel de renda variável.

Debêntures

São títulos nominativos negociáveis representativos de dívida de médio e longo prazos, contraídas pela companhia perante o credor – nesse caso, chamado debenturista. É um papel de renda fixa.

Bônus de subscrição

São títulos negociáveis que conferem ao proprietário o direito de subscrever ações do capital social da companhia emissora, nas condições previamente definidas (prefixadas).

Cuidados ao lidar com títulos negociáveis

Para Wiese, é fundamental saber diferenciar os títulos negociáveis antes de investir. Ações e debêntures, por exemplo, são dois tipos bem distintos, conforme alerta o especialista.

“Ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio de alguma empresa. No entanto, ao adquirir uma debênture, ele se torna credor de alguma empresa. O primeiro ganha com lucros e sofre com os prejuízos, enquanto o segundo ganha juros e a sua principal preocupação é a solvência da empresa”, explica.

Além de saber diferenciar os títulos negociáveis, é imprescindível, antes de investir, que você faça uma análise da empresa emissora do título e escolha àquelas que têm melhor saúde financeira.

Pesquise pelos títulos

Agora que conhece os principais títulos negociáveis, você já pode pesquisar as principais empresas do mercado. A busca pode ser feita através do site da BMF&Bovespa, na aba de “Consultas”.

Lá, você pode realizar a busca por meio do nome da empresa, pelo código de negociação e conferir as ações negociadas. Além disso, é possível fazer o download dos títulos negociados na BMF&Bovespa.

Você vai se interessar por:

Entenda como funciona a Bolsa de Valores antes de investir em ações

Conheça alternativas para investir em dólar com boa rentabilidade

Renda variável x renda fixa: veja prós e contras de cada investimento

Organize suas finanças

Para gerenciar melhor os seus recursos e usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, você deve conhecer o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participar de jogos que lhe ajudarão a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gosta de estar informado sobre investimentos? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena