Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os tipos de Sedex e veja como enviar sua encomenda

A- A+

Você tem urgência para enviar um documento ou mercadoria e decide recorrer ao serviço de encomenda expressa dos Correios. Tudo parece simples, até que você percebe que existem vários tipos de Sedex. E agora, como escolher o melhor em meio a tantas opções?

É importante entender as particularidades de cada tipo, para que consiga tomar a decisão com o melhor custo-benefício. As diferenças são pequenas, o que exige ficar atento.

Antes de conhecer os tipos de Sedex, você precisa analisar a situação da sua encomenda e elencar prioridades. Quão urgente é o pedido? Você está disposto a pagar caro? Prefere economia ou agilidade?

Se não houver clareza a respeito das respostas para essas perguntas, será impossível escolher a melhor alternativa. Ou você pagará caro por uma velocidade de que não precisa, ou deixará de entregar com a urgência necessária para pagar menos.

Moto transporta vários tipos de Sedex

Urgência no envio da encomenda é decisiva para determinar escolha pelo tipo de Sedex. Foto: Divulgação

Os tipos de Sedex

O primeiro passo é entender que, seja qual for o tipo de Sedex que você escolher, o valor da postagem irá variar conforme o peso e as localidades de origem e destino da remessa. Todas as modalidades usam essa base como ponto de partida para calcular o valor.

Sedex

É o serviço tradicional de encomenda expressa dos Correios. Possui abrangência nacional (todos os municípios brasileiros) e permite o rastreamento dos objetos, por meio de um código que é emitido aos clientes e pode ser consultado no portal da empresa. É disponível para pessoas físicas e jurídicas, com ou sem contrato.

e-Sedex

Trata-se do serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos pela internet. O serviço é restrito a empresas de comércio eletrônico que possuam contrato com os Correios. Se esse é o seu caso e você deseja firmar uma parceria, entre em contato com um representante comercial dos Correios, conforme indica a página oficial.

Sedex 10

Tem a mesma função que o serviço tradicional do Sedex, com a diferença de que garante a entrega até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem. Caso contrário, há devolução de 50% do valor pago na postagem da remessa. O serviço está disponível para pessoas físicas e jurídicas, mas tem área de cobertura restrita. É possível consultar a disponibilidade no site.

Sedex 12

É exatamente igual ao serviço Sedex 10, sendo o horário máximo de entrega até as 12 horas do dia útil seguinte ao da postagem. Consulte a disponibilidade para a sua região no site.

Sedex Hoje

O Sedex Hoje garante que a entrega será efetuada no mesmo dia da postagem. O serviço possui área de cobertura restrita, então, é recomendável que você consulte no site antes de cogitar essa possibilidade.

As postagens devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, até as 11 horas da manhã. Há garantia de entrega no endereço do destinatário até às 18 horas do mesmo dia da postagem, caso contrário, o cliente tem direito à indenização de 50% do valor postal pago.

Sedex a cobrar

Nesse caso, a diferença fica na forma de pagamento. O remetente paga no momento da postagem e estipula o valor a ser cobrado do destinatário. O serviço está disponível em todo território nacional, mas apenas pessoas jurídicas com contrato com os Correios podem fazer uso.

Você vai se interessar por:

Sedex Mundi Documento e Sedex Mundi Mercadoria

São os serviços expressos internacionais dos Correios. O Sedex Mundi Documento garante o prazo de entrega e dá prioridade máxima aos documentos, enquanto o Sedex Mundi Mercadoria aceita apenas o envio de amostras, brindes ou simples remessa.

 

Este artigo sobre os tipos de Sedex foi útil? Compartilhe o conteúdo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria