Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os tipos de investimentos que exigem pouco valor inicial

A- A+

Trabalhar como autônomo exige ter um bom planejamento financeiro, pois nem sempre os rendimentos se mantêm regulares. Por isso, toda vez que os negócios vão bem, é recomendado guardar algum dinheiro para investir. Conheça diferentes tipos de investimentos que exigem pouco valor inicial, mas que podem ajudá-lo em momentos difíceis, sem comprometer suas finanças.

seudinheiro-tipos-de-investimentos

Mesmo com poucos recursos, é possível fazer seu dinheiro trabalhar para você. Foto: iStock, Getty Images

Veja 3 tipos de investimentos de menor risco

Tesouro Direto

Entre todos os tipos de investimentos de menor exigência inicial, o Tesouro Direto pode ser o mais indicado, pois alia boa rentabilidade, baixo risco e pequeno valor para aplicação.

Os motivos para ele ser o mais recomendado, segundo o analista de investimentos da corretora Rico, Roberto Indech, estão nos elevados patamares da taxa de juros do país e no baixo valor que você precisa dispor na sua aplicação inicial: somente de R$ 30,00 (quantia inicial).

Além disso, o Tesouro Direto oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade: prefixada, de prazos de vencimento e de fluxos de remuneração. Assim, mesmo sendo a aplicação de menor risco do mercado, esses tipos de investimentos apresentam opções que podem se encaixar nos seus objetivos financeiros.

Tesouro Selic

É uma modalidade de rentabilidade pós-fixada do Tesouro Direto, que está ligada à variação da taxa de juros básica da economia, a Selic. Para Indech, esse é um tipo de investimento recomendado, pois os recursos que você investir terão seus rendimentos indexados a um dos principais indicadores da economia do Brasil.

Em 29 de julho, o Banco Central elevou a taxa Selic para 14,25 %. Para você, que possui um rendimento mensal inconstante, investir com base em uma taxa de juros que tende a subir até o final do ano pode ser uma boa alternativa.

Certificado de Depósitos Bancários (CDB)

Esse tipo de investimento refere-se aos títulos que os bancos emitem para captar dinheiro das pessoas. Dessa maneira, a instituição financeira remunera com juros, que varia conforme o valor emprestado, a quem emprestou.

Existem dois tipos de CDB: pré e pós-fixados. No primeiro, você sabe exatamente o que vai receber. Por exemplo, se for um título que possui taxa de 10% ao ano, significa que irá receber esse valor ao emprestar uma quantia X.

Já o modelo pós-fixado depende do valor do indexadorEm geral, é usado o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é medido de acordo com o valor médio diário que os bancos emprestam dinheiro entre si. Esse valor pode mudar anualmente.

O CDB é um dos tipos de investimentos indicados, entre outros motivos, pois possui uma rentabilidade maior que a poupança, por exemplo, mesmo sendo descontado no Imposto de Renda.

Você vai se interessar por:

Quais são os melhores investimentos atualmente? Descubra

Diversificar investimentos é o primeiro passo para minimizar riscos

Veja 4 opções de investimento de baixo risco

Mais dicas de investimentos

Além de conhecer os tipos de investimentos mais seguros, que diminuem a chance de comprometer o seu planejamento financeiro, é importante prestar atenção em outros pontos antes de começar a investir.

Confira algumas dicas do analista de investimentos da corretora Rico, Roberto Indech:

– Leve em consideração o perfil de aplicação, o prazo e quais seus objetivos ao investir.

– Prestar a atenção porque os títulos podem sofrer variação no preço do ativo e, caso o investidor tenha necessidade de utilização dos recursos no curto prazo em alguns casos, poderá perder parte do capital investido se não levar o título até o vencimento.

– Não esquecer de calcular o valor do imposto quando for investir no CDB, por exemplo. Ele pode afetar bastante o resultado final.

 

Já escolheu a sua aplicação preferida entre os diferentes tipos de investimento? Deixe seu comentário.

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
dinheiro poupança pode ser penhorado