Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os tipos de cartão disponíveis no mercado

A- A+

Eles já fazem parte da rotina do consumidor, são práticos e facilitam a vida do usuário ao substituir o dinheiro e oferecer crédito imediato. Atualmente, são vários os tipos de cartão disponíveis no mercado, cada um deles com funções próprias e vantagens específicas.

Cartões de crédito, débito, múltiplo, pré-pago, de loja ou corporativo. Cada um dos tipos de cartão existentes colabora para engrossar uma estatística já significativa: atualmente, no Brasil, são mais de 800 milhões de unidades em circulação do chamado dinheiro de plástico, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Outro dado da Abecs revela que, somente em 2014, os gastos dos brasileiros com cartões de crédito e débito chegaram a R$ 978,8 bilhões.

São vários os tipos de cartão disponíveis no mercado.

Os cartões são práticos e facilitam a vida do usuário ao substituir o dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Principais tipos de cartão

As modalidades débito e crédito são os tipos de cartão mais utilizados no Brasil, representando os principais meios eletrônicos de pagamento entre os consumidores. Confira um pouco mais sobre eles:

Crédito

É o tipo de cartão que possibilita que seu portador adquira bens e/ou serviços, pelo preço à vista, nos estabelecimentos credenciados, além de realizar saques de dinheiro em equipamentos eletrônicos.

Sua principal vantagem é oferecer crédito pré-aprovado pela instituição bancária ou operadora do cartão, de acordo com o seu limite, possibilitando ainda o parcelamento das compras. O pagamento dos bens e/ou serviços adquiridos com o cartão de crédito é feito no data de vencimento da fatura.

Débito

Diferente do crédito, para realizar compras ou saques com esse plástico, o consumidor precisa ter dinheiro na conta bancária vinculada ao cartão. O valor de qualquer compra ou saque é debitado na conta corrente no ato da transação, mediante disponibilidade de saldo ou limite do cheque especial.

A vantagem desse plástico é a praticidade. Ele funciona como um cheque, substituindo o papel e assinatura do cliente pela transação online feita mediante senha. Esse cartão também dá acesso a outras operações bancárias, como transferências ou pagamentos.

Múltiplo

Esse tipo de cartão reúne as funções crédito e débito em um só instrumento de pagamento.

Outros tipos de cartão

Pré-pago

Funciona como um cartão de débito, mas não precisa estar vinculado a uma conta bancária. Para ter acesso ao plástico, o portador deverá, previamente, desembolsar um valor que será armazenado no cartão para utilização posterior. O cartão fica sem saldo à medida em que é utilizado, podendo ser recarregado de acordo com a vontade do consumidor.

A principal vantagem são tarifas mais baixas e a possibilidade de controle dos gastos. Existem vários tipos de pré-pagos atualmente, desde cartões internacionais a bilhetes utilizados no transporte público.

Exemplo de cartão pré-pago, o Vivo Zuum funciona como uma conta corrente com a qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade

De loja

Funcionam como cartões de crédito, mas, ao invés de emitidos por instituições bancárias, são contratos em lojas ou magazines. Inicialmente, só eram utilizados nas próprias lojas que os emitiam, mas, atualmente, alguns já são aceitos em outros estabelecimentos e realizam também saques.

Uma de suas vantagens é que eles possibilitam descontos ou parcelamentos mais esticados nas compras feitas na lojas emissoras.

Corporativo

São cartões de crédito oferecidos por grandes empresas a seus funcionários para o pagamento de despesas realizadas durante o exercício profissional, como em viagens, por exemplo.

Você vai se interessar por:

Veja como funciona um cartão de crédito pré-pago internacional

IOF elevado: tome cuidado ao comprar com cartão no exterior

Como fazer compra na internet com cartão pré-pago

Cartões de crédito com benefícios

Quer comprar com mais praticidade e movimentar o seu dinheiro com segurança? Então, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo.

Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.

A Vivo, em parceria com o Banco Santander, apresenta os cartões de crédito Vivo Santander Nacional e Vivo Santander Internacional, ambos oferecendo vantagens em produtos e serviços de telefonia móvel.

Já em parceria com o Banco Itaú, a Vivo oferece cinco categorias de cartões: Vivo Itaucard 2.0 Platinum, Vivo Itaucard 2.0 Gold, Vivo Itaucard 2.0 Internacional e Vivo Itaucard 2.0 Nacional. Todos eles participam do programa Vivo Valoriza.

 

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria