Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os serviços prestados pela Delegacia Virtual do Pará

A- A+

Os paraenses vítimas ou testemunhas de crimes, extravios ou acidentes contam com um espaço online para registrar suas ocorrências. A Delegacia Virtual do Pará permite que você faça o registro e informe as autoridades policiais dos fatos ocorridos, com detalhamento, sem que precise sair de casa.

O serviço é oferecido a partir de uma parceira da Polícia Civil com a Secretaria de Segurança Pública.

Delegacia Virtual do Pará registra ocorrências de trânsito

Ocorrências relativas ao trânsito no Pará podem ser registradas pela web. Foto: Cláudio Santos, Agência Pará

Funcionamento da Delegacia Virtual do Pará

O site da Delegacia Virtual do Pará recebe registros e denúncias em três diferentes frentes de atuação. Confira mais sobre elas:

Frente criminosa: trabalha com atos violentos ou ações que envolvam ameaças por parte de uma outra pessoa.

Frente de extravios e perdas: age em casos que envolvam documentos e objetos, sem que você tenha visto o que aconteceu.

Frente de acidentes: válida para ocorrências nas quais não haja registro de vítimas.

Os crimes que podem ser registrados na Delegacia Virtual do Pará são somente aqueles em que a pessoa não sofreu agressão física ou ameaça grave. Furtos e roubos são os crimes aceitos pela página.

No caso de violência contra a mulher, não é possível fazer um boletim de ocorrência do caso. O site permite apenas que você denuncie a situação e essa comunicação serve para a polícia iniciar uma investigação.

Já as perdas e extravios são aquelas situações em que você esqueceu de um item em algum lugar e não sabe onde foi ou, quando voltou para buscar, eles não estavam mais no local devido. Também podem ser configuradas as situações em que você envia um objeto de um local para outro, por transportadoras ou pessoas físicas, mas o item não chega ao destino e não retorna para você.

Na frente de acidentes, é possível registrar situações de trânsito em que ninguém morreu ou ficou ferido. Se não há grandes danos aos carros e é possível continuar transitando, você não precisa esperar que a polícia chegue até o local para resolver o caso. Através de um dispositivo com acesso à internet você consegue formalizar o BO do ocorrido.

Caso você já tenha registrado um boletim de ocorrência anteriormente e deseje retirar a segunda via, também pode fazer isso pela internet. Digitando o número da autenticação digital, obtido no primeiro registro, você consegue consultar os dados e gerar um arquivo para impressão.

Como usar a Delegacia Virtual do Pará

O processo de registro de ocorrências na Delegacia Virtual do Pará é divido por passos. O primeiro deles é a seleção de qual o tipo de caso que deseja informar.

Após selecionar, você é enviado automaticamente para o passo seguinte. Cada tipo de situação possui um número diferente de etapas. São sete para crimes e acidentes e cinco para perdas e extravios.

O passo 2 é igual para todos os tipos de ocorrências. Nome completo, número do CPF, telefone para contato, documento de identificação e número, órgão e estado emissor, são algumas das informações solicitadas. Seu estado civil, sexo, nacionalidade, estado e cidade onde mora também devem ser registrados durante o processo de validação do BO.

A partir desse ponto, os passos começam a se diferenciar. Os crimes e acidentes exigem um detalhamento do caso, indicando local, como a ação ocorreu, a sua reação, dia e horário, testemunhas, danos causados e, em acidentes, a identificação do condutor do outro veículo ou do pedestre.

Para perdas e extravios, é preciso indicar o local onde estava e quando viu pela última vez o objeto ou documento. Ações suspeitas e o detalhamento completo do item perdido também devem ser mencionados.

Você vai se interessar por:

Amapá conta com a opção de fazer um boletim de ocorrência online

Delegacia Online AC: veja como registrar boletim de ocorrência no Acre

Saiba como registrar boletim de ocorrência para acionar seguro

Proteção para sua casa

Para garantir sua tranquilidade, nada melhor que um seguro. Com o Seguro Proteção Residencial, oferecido pela Vivo em parceria com a Ace, está prevista uma indenização em caso de danos à sua residência em função de incêndio, raio, explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil e familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou de conhecer a Delegacia Virtual do Pará? Deixe seu comentário.

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro