Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os serviços básicos que todo plano de saúde deve oferecer

A- A+

Para utilizar de forma correta seu plano de saúde, é recomendável conhecer as especificidades de cada um. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regula os planos de saúde, tem uma lista de consultas, exames e tratamentos que os planos são obrigados a oferecer. São os chamados serviços básicos.

O que são os serviços básicos

Chamada de Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, a lista varia conforme cada tipo de plano e é aplicada aos contratos firmados a partir de 2 de janeiro de 1999. É válida também para os anteriores a essa data, mas somente para aqueles que foram adaptados à lei 9636, a Lei dos Planos de Saúde.

Para entender melhor quais são os serviços básicos disponíveis a você, cheque qual é o seu tipo de plano de saúde e verifique quais procedimentos fazem parte da sua apólice – ou da que você vier a contratar.

Médicos prestando serviços básicos de saúde.

Cada modalidade de plano de saúde disponibiliza diferentes serviços considerados básicos. Foto: Shutterstock

Tipos de planos e coberturas

O Guia do Consumidor da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), lançado em 2014, esclarece as principais questões referentes aos planos de saúde privados. O documento mostra os seguintes planos listados abaixo e seus respectivos serviços básicos:

Plano de Referência

É considerado o padrão mínimo de cobertura e combina as abrangências dos planos ambulatorial + hospitalar com obstetrícia. Na internação, o padrão de acomodação é coletivo (enfermaria ou quarto coletivo).

Plano Ambulatorial

Prevê consultas com profissionais de saúde, exames, procedimentos e tratamentos em regime ambulatorial ou que não requeiram estrutura hospitalar por período superior a 12 horas. Não tem internação.

Algumas coberturas:

  • Consultas obstétricas para pré-natal
  • Cirurgias ambulatoriais sem internação.

Não cobre internação e quaisquer procedimentos que necessitem de estrutura hospitalar por período superior a 12 horas ou de serviços de recuperação pós-anestésica, UTI, CTI e similares, entre outros itens.

Plano Hospitalar

Prevê todos os atendimentos durante a internação hospitalar, mas não tem cobertura ambulatorial para consultas e exames.

Algumas coberturas:

  • Internações em UTI ou CTI, sem limitação de prazo ou de valores máximos
  • Exames diagnósticos e de controle da evolução da doença durante o período de internação
  • Honorários médicos, serviços gerais de enfermagem e alimentação durante o período de internação
  • Medicamentos, anestésicos, gases medicinais, transfusões, sessões de quimioterapia e radioterapia durante a internação e taxas do serviço neste período.

Plano Hospitalar com Obstetrícia

É possível escolher um plano hospitalar com ou sem obstetrícia. A opção pela cobertura pode ser feita por titulares mulheres e também homens.

Algumas coberturas:

  • Inclui todas as previstas no plano hospitalar, além das relacionadas ao parto e ao pré-natal
  • Acompanhante no pré-parto, no parto e pós-parto imediato por 48 horas ou até 10 dias, desde que autorizado pelo médico
  • Inclui acomodação e alimentação do acompanhante
  • Cobertura assistencial ao recém-nascido, filho natural ou adotivo do titular do plano ou seu dependente, nos primeiros 30 dias de vida.

Não cobre (com ou sem obstetrícia): consultas ambulatoriais, em consultório ou domicílio, e exames não associados à internação, e tratamentos, procedimentos e atendimentos ambulatoriais para fins de diagnóstico, terapia ou recuperação.

Plano Odontológico

Esta modalidade se restringe a coberturas odontológicas em ambiente ambulatorial, clínicas, laboratórios e consultórios.

Algumas coberturas:

  • Consultas e exames clínicos da saúde bucal
  • Procedimentos preventivos e restaurações dentárias
  • Endodontia (tratamento de canal).

Não cobre: implantação de prótese e tratamento ortodôntico (colocação de aparelho dentário), entre outros.

Você vai se interessar por:

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de ter um bom plano de saúde, você pode conhecer o Seguro de Vida Plus. Com ele, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Esse artigo sobre serviços básicos em planos de saúde foi útil para você? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities