Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os principais tributos pagos pelos brasileiros atualmente

A- A+

Você deve saber que boa parte do valor cobrado por produtos e serviços se relaciona com tributos. São taxas, impostos e contribuições diversas presentes no seu dia a dia. Mas conhece os principais tributos pagos pelos brasileiros atualmente? Ter essa informação é importante para o melhor gerenciamento dos seus recursos no orçamento.

Conhecendo os principais tributos pagos pelos brasileiros atualmente

Alguns dos impostos podem ser controlados através das notas fiscais de compras. Foto: iStock, Getty Images

Principais tributos pagos pelos brasileiros atualmente

Tributos são valores constituídos por lei e que podem ser cobrados de forma obrigatória para constituir a receita de municípios, estados e também da União. Eles englobam taxas, impostos e contribuições, podendo ser pagos de forma direta, como é o caso IPTU, ou de maneira indireta, como os valores que incidem sobre produtos e já fazem parte do preço final.

Os principais tributos pagos pelos brasileiros atualmente se dividem em três categorias, conforme o produto sobre o qual incidem. Podem ser sobre a renda, sobre o patrimônio ou sobre o consumo.

São parte do dia a dia do brasileiro, como é o Imposto de Renda Pessoa Física, além das contribuições previdenciárias e sindicais, que configuram as cobranças sobre rendimentos.

Toda vez que você consome um produto ou serviço, quaisquer que sejam, está pagando alguns dos principais tributos – e talvez nem saiba. Entre eles, estão o PIS (Programa de Integração Social), o Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Ainda na categoria de tributos pagos sobre consumo, podem ser inclusos o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), entre outros.

No caso de compras em supermercados e outros estabelecimentos, é comum que as porcentagens cobradas estejam listadas na nota fiscal. Portanto, fique atento sobre o quanto você paga de tributo.

Por fim, existem os tributos sobre aquilo que você tem e o que você usa. IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) são exemplos. Taxas de limpeza urbana, coleta de lixo, emissão de documentos, além de contribuições, como a de iluminação pública, se inserem nessa categoria.

O trabalho dedicado ao imposto

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Planejamento (IBPT) é quem monitora e alerta sobre as altas cargas dos principais tributos pagos pelos brasileiros atualmente. Todos os anos, a entidade faz um levantamento do que é arrecadado pela União. Até 28 de junho de 2016, foram pagos cerca de R$ 970 bilhões em impostos, conforme o Impostômetro.

O estudo também engloba uma estimativa de quantos dias de trabalho dos brasileiros são dedicados ao pagamento de tributos. Em 2016, a população trabalhou do dia 1º de janeiro até 1º de junho somente para quitar os impostos, taxas e contribuições anuais. No total, são cobrados 41,8% do rendimento bruto do cidadão em tributos.

Você vai se interessar por:

Descontos trazem um alívio ao bolso

Com tantos tributos pesando no bolso, nada melhor do que fazer as suas compras pagando menos, não é mesmo? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo foi útil para você? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular