Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veículos: conheça os prazos da vistoria 2015 no Rio de Janeiro

A- A+

Se você mora no Rio de Janeiro e é proprietário de um veículo, fique atento aos prazos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a vistoria 2015. O trabalho começa ainda no mês de maio e se estende até setembro, sendo que a data deve ser marcada de acordo com a placa do veículo.

A checagem do órgão competente é obrigatória para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), ou a famosa “renovação do documento”, sem o qual o veículo não pode circular. A primeira fase, que corresponde às placas com final 7 e 6, termina em 31 de maio.

Qual o final de sua placa?

Fique atento para não perder o prazo do agendamento para a vistoria 2015. Para os carros com placas que terminam em 7 ou 6, o prazo para a vistoria é 31 de maio. Já os veículos com placas terminadas em 5 ou 4, podem fazer a checagem até 30 de junho.

vistoria-2015

A primeira fase, que corresponde às placas com final 7 e 6, termina em 31 de maio. Foto: iStock, by Getty Images

Veículos cujas placas finalizam em 3 ou 2 têm prazo até 31 de julho para efetuar a conferência. Placas que terminam em 1 ou 0 têm até o dia 38 de agosto. A última etapa é para os automóveis com placas que terminam em 9 e 8, cujo prazo para a vistoria 2015 é dia 30 de setembro.

Quais os itens avaliados na vistoria 2015?

Sistema elétrico

Bateria, cabos, fixação e conexões.

Iluminação

Faróis principais, faróis de neblina, faróis de longo alcance, lanternas de iluminação da placa traseira e luzes-piloto.

Sinalização

Nesse item, são checadas todas as lanternas do sistema: indicadoras de direção, intermitentes de advertência, de freio, de freio elevada, de marcha a ré, de posição e de neblina traseira.

Equipamentos obrigatórios

Espelhos retrovisores interno e externo, limpadores de para-brisa, para-sol do condutor, velocímetro, buzina, sinalização luminosa ou refletora de emergência independente (triângulo), extintor de incêndio, freios de estacionamento e de serviço, cintos de segurança, roda sobressalente, macaco, chave de roda, chave de fenda e para-choques.

Rodas e pneus

Verifica-se o estado geral, além das rodas e fixação.

Sistemas complementares

Portas, tampas, fechaduras, vidros, janelas, bancos, sistema de alimentação de combustível e reservatório, sistema de exaustão de gases, carroçaria, chassi e estrutura do veículo.

Quem não precisa passar pela vistoria 2015

Veículos fabricados e emplacados nos dois anos anteriores não precisam passar pela vistoria 2015 para ganhar o documento. Neste caso, basta apresentar comprovante de residência original e cópia (somente quando houver alteração de endereço), último CRLV ou do Certificado de Registro de Veiculo (CRV), além de documento de identificação de quem está retirando o documento.

No caso de veículos movidos a GNV, é preciso apresentar o Certificado de Segurança do Veículo (CSV). Desde que seja apresentada a documentação necessária, qualquer pessoa pode retirar o CRLV atualizado.

Antes de fazer o agendamento para a vistoria 2015, porém, é preciso pagar o IPVA, encargos, multas de trânsito e ambientais vinculadas ao carro.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças