Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os fatores que impactam no valor do seguro de carro

A- A+

Um possível alto valor do seguro de carro é sempre uma preocupação para quem pensa em adquirir um veículo. Mais do que organizar as finanças para o pagamento do automóvel, será preciso colocar na ponta do lápis o gasto com o serviço – que se mostra de primeira necessidade.

Contatar o produto é uma maneira de proteger o bem contra prejuízos causados por possíveis roubos, furtos ou acidentes. Mas os valores podem variar de condutor para condutor e também conforme o modelo e ano do carro.

Jovem preocupado com valor do seguro de carro

Idade do condutor influencia e jovens pagam mais pelo seguro de carro. Foto: iStock, Getty Images

O que interfere no valor do seguro de carro

Modelo de carro

O valor do seguro de carro muda bastante de acordo com o modelo. Se o veículo consta na lista dos mais roubados, o custo será maior. Além disso, carros novos têm seguro mais barato, assim como aqueles com pouca quilometragem. O valor da manutenção também pode interferir na cobrança.

Sexo

Geralmente, condutoras do sexo feminino costumam pagar menos do que homens na hora da contratação do seguro. A motivação para essa redução é que as mulheres seriam mais prudentes no trânsito e se envolveriam em menos acidentes.

Idade do condutor

A idade também é um ponto que pode refletir no valor do seguro de carro. Quanto mais jovem for o motorista, mais alto será o preço da contratação. Isso ocorre pois há uma alta taxa de acidentes e furtos envolvendo condutores mais jovens, especialmente aqueles que têm entre 18 e 25 anos.

Localização

A seguradora poderá aumentar o valor do seguro caso você resida em uma região com altos índices de furtos. Ela também levará em conta se o carro fica estacionado e se o deslocamento casa/trabalho é próximo.

Como economizar na hora da contratação

O valor do seguro de carro pode parecer um entrave para a organização das suas finanças, mas não encare assim. Devido ao alto número de roubos e acidentes de trânsito, o produto se torna indispensável. Para baixar o preço do seu seguro, é possível seguir algumas sugestões. Confira:

Garagem

Carros que ficam em garagem podem reduzir o valor do seguro em até 25%. Por estar em um estacionamento fechado, as chances de ocorrências diminuem consideravelmente.

Tenha equipamentos de segurança

Equipamentos contra roubos como rastreadores ou corta corrente também contribuem para a redução do valor do seguro. Entretanto, antes de fazer a instalação dessas ferramentas, procure saber junto à seguradora se o desconto valerá o investimento.

Defina a melhor cobertura

Algumas seguradoras oferecem serviços completos, mas que elevam o valor do seguro de carro. Para não acumular gastos ou acabar sem a proteção, escolha uma abrangência que combine com o seu bolso.

Informe-se sobre coberturas completas, parciais, de acidentes pessoais ou de responsabilidade civil facultativa. Cada uma delas possui suas próprias peculiaridades e possuem valores distintos.

Seja um bom motorista

Além de garantir a sua segurança, dos passageiros, pedestres e outros condutores, ser um motorista exemplar pode refletir positivamente no valor do seguro de carro. Algumas empresas oferecem bônus na renovação para aqueles condutores que não têm registro de sinistro ou pontos na carteira.

Você vai se interessar por:

Assistência em emergências

Tudo certo com o seguro do seu carro? Agora é hora de garantir suporte para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas para contratar seguro de carro? Comente e compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro