Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os direitos e deveres do cliente bancário

A- A+

Para ter facilidade de acesso a diversos serviços financeiros, manter uma conta bancária é essencial nos dias de hoje. E não são poucas as instituições que disputam a atenção dos potenciais clientes bancários. Mas independente da escolha final, é importante que o consumidor conheça os seus direitos e deveres.

Direitos e deveres do consumidor

Assim como qualquer serviço oferecido ao consumidor, o das instituições financeiras deve seguir algumas normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Uma delas é manter em local visível, dentro da agência, uma tabela detalhada com o valor de cada pacote oferecido e da quantidade de serviços incluídos em cada um deles. Além disso, os preços também devem ser disponibilizados. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o banco ainda deve fornecer uma cópia do contrato assinado pelo cliente, com as opções escolhidas em linguagem fácil e destaque para as cláusulas que restringem direitos.

seudinheiro-Direitos-e-Deveres

Ultrapassando o pacote previsto, o usuário será cobrado por cada atividade solicitada. Foto: iStock, Getty Images

Serviços essenciais

Para tornar as opções mais claras ao consumidor, o Banco Central (BC) impôs uma série de serviços básicos, que devem ser oferecidos aos clientes , seja na forma avulsa ou em pacotes padronizados, alguns deles gratuitos. A resolução do Banco Central garante ao cliente o direito a quatro saques, dois extratos e 10 folhas de cheque por mês sem a necessidade de cobrança. Ultrapassando o pacote previsto, o usuário será cobrado por cada atividade solicitada.

Além da informação sobre os serviços essenciais, o banco também deve informar ao cliente a opção de abertura da conta-salário, caso a abertura de conta ocorra por conta de vínculo empregatício. A conta-salário conta com isenção de tarifas e permite, também de forma gratuita, a transferência do valor integral do crédito para outra instituição financeira. No caso de transferência para conta da mesma instituição financeira, também é proibida a cobrança de tarifa.

Você vai se interessar por:
Quais são as formas de pagamento mais vantajosas para o consumidor?
O lucro dos bancos no Brasil é excessivo? Entenda
Veja as vantagens de manter aplicações na conta bancária

Os deveres do cliente

Os direitos do cliente de instituições financeiras têm maior destaque, mas quem abre uma conta também deve seguir determinadas regras. Ao assinar um contrato, é preciso prestar atenção às especificidades exigidas por cada banco, como o valor do depósito inicial, por exemplo.

De acordo com dicas do Procon-SP, deve-se evitar assinar o contrato sem leitura prévia, pois no documento constam informações importantes como saldo médio exigido para manutenção da conta, condições para o fornecimento de talonário de cheques e cartão magnético, disposições legais quanto à emissão de cheques sem fundos; prazo para recuperação de cheques compensados e procedimentos para o encerramento da conta.

Gostou das dicas de direitos e deveres? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

quando vale a pena comprar título de capitalização
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns