Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os dez mandamentos de uma vida financeira saudável

A- A+

Assim como a fé, a vida financeira também tem seus dez mandamentos. Trata-se, na realidade, de regras básicas para manter o equilíbrio do seu bolso e, consequentemente, da sua vida. Cumpri-las pode ser sinônimo de controle e de prosperidade.

Mas boa parte dos brasileiros não pratica os dez mandamentos das finanças. É o que aponta pesquisa realizada em parceria entre Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O estudo indica que 56 milhões de pessoas possuem alguma dívida em atraso no país.

Dez mandamentos das finanças

Quer ficar de fora da estatísticas de brasileiros endividados? Conheça os dez mandamentos das finanças e comece a praticá-los hoje mesmo.

1. Use mais dinheiro vivo

Dez mandamentos das finanças

A forma como você usa o dinheiro impacta diretamente na sua saúde financeira. Fotos: Shutterstock

Se você não consegue sair do vermelho, não possui organização financeira e não faz uso consciente de outros meios de pagamento, usar dinheiro vivo pode ajudar. Isso porque ele é seu de fato. Quando você usa qualquer outro meio, trata-se de um valor que ainda não recebeu e, por isso, pagará taxas sobre ele.

2. Seja sustentável

Dez mandamentos das finanças

Pensar em reduzir, reutilizar e reciclar, que são os princípios da sustentabilidade, é o primeiro passo para economizar. Um exemplo de atitude sustentável e econômica é evitar o desperdício de alimentos, seja comprando menos ou reaproveitando as sobras. Na dúvida, sempre revise sua geladeira.

3. Valorize seu dinheiro

Dez mandamentos das finanças

Cada centavo que você ganha foi merecido. Por isso, cuide bem dele. Não deixe moedas espalhadas na bolsa ou nos bolsos da roupa, confira sempre seu extrato bancário, informe-se sobre as taxas de juros que está pagando e evite gastar em supérfluos. Cada pequena economia pode ajudar muito no final do mês ou durante um ano todo.

4. Guarde uma parte do que ganha

Dez mandamentos das finanças

Possuir uma reserva financeira, ainda que pequena, pode ser a sua tábua de salvação em caso de aperto. Ao contrário, se você não tiver um fundo para emergências, essa pode ser a porta de entrada para o endividamento.

5. Use a criatividade para presentear

Dez mandamentos das finanças

Hoje em dia, qualquer evento é motivo para presentear. Mas um bom presente não significa que deva ser o mais caro. Usando toda a sua criatividade, é possível deixar uma pessoa feliz sem a necessidade de gastar muito. Não tem ideias? Busque na internet a recorra a comparadores de preços, como o Vivo Compras.

6. Faça o controle diário

Dez mandamentos das finanças

Entre os dez mandamentos financeiros, esse é um dos principais. Não basta controlar apenas as contas fixas. Se você quer ter prosperidade, é preciso anotar diariamente tudo que gasta, incluindo os valores pequenos, como um cafezinho ou um lanchinho na rua.

7.  Pense antes de comprar

Dez mandamentos das finanças

Esse mandamento dispensa explicações, mas não custa repetir. A primeira pergunta que você deve se fazer ao cogitar comprar é: “Realmente preciso desse novo item ou produto?”.

8. Evite empréstimos

Dez mandamentos das finanças

Pedir dinheiro emprestado com frequência pode destruir sua saúde financeira. Se pagar juros por isso, pior ainda.

9. Gerencie os gastos com telefone

Dez mandamentos das finanças

Além de buscar o melhor plano para você, aproveite os aplicativos de celular que lhe permitem economizar.

10. Diga-me com quem andas

Dez mandamentos das finanças

Relacionar-se com pessoas que entendem de finanças vai lhe render bons conselhos. É uma espécie de círculo virtuoso, onde você sempre receberá dicas para usar melhor o dinheiro – e não para gastá-lo sem medida. Fóruns na internet são opções para conhecer pessoas com interesses em comum.

Você vai se interessar por:

Entenda a diferença entre planejamento e orçamento financeiro

Comprar um carro exige planejamento financeiro

Recorrer a uma consultoria financeira pode ser útil para seu bolso

Economize para realizar seus sonhos

Se você quer começar a poupar e busca formas de economizar, pode ter mais vantagens, como realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade.

Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou de conhecer os dez mandamentos financeiros? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria