Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os detalhes para morar na Suíça em um intercâmbio

A- A+

Alemanha, França e Itália estão entre os principais destinos dos brasileiros que desejam fazer intercâmbio e conhecer o Velho Continente. Mas para aqueles que querem sair do roteiro mais comum, morar na Suíça pode ser uma alternativa e tanto.

E nem por isso você precisa deixar de lado os encantos que os países mais tradicionais da Europa podem oferecer. As culturas alemã, francesa e italiana, por exemplo, são bastante presentes no país, inclusive no idioma.

Intercâmbio na Suíça é famoso

Comece sua visita à Suíça por Berna, a capital da Terra do Relógio. Foto: Stefano Ember, Shutterstock

Preparativos para morar na Suíça

Conhecida pela qualidade de vida que oferece aos moradores, a Terra do Relógio é também poliglota. Com quatro línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche), vale a pena escolher qual idioma você deseja aprimorar antes de escolher a cidade de destino.

Para Roberta Gutschow, diretora da agência de intercâmbio Roda Mundo, também é bom ficar atento às estações do ano e escolher de acordo com as suas preferências. Se você não é exatamente um fã do inverno, talvez seja melhor evitar os períodos mais frios nos Alpes Suíços.

Outra dica é adequar a carga horária do seu curso de estudos a partir do objetivo da viagem. Para aqueles que buscam lazer em primeiro lugar, por exemplo, o mais indicado é recorrer a alternativas com menos de 20 horas de aula por semana.

Especialmente para quem deseja conhecer também os países vizinhos, Roberta aconselha ainda a não levar bagagem demais. Na hora de fechar a mala, pode ser difícil deixar algumas peças para trás. Mas a diferença é sentida nas viagens, nem sempre com muito espaço para volumes.

Intercâmbio na Suíça é famoso

Visitar os Alpes Suíços é um programa indicado para quem gosta do inverno. Foto: Shutterstock

Principais cidades para morar na Suíça

Embora a capital da Suíça seja Berna, a cidade mais conhecida do país ainda é Zurique, que encanta com sua arquitetura medieval, em contraste com os picos dos Alpes que podem ser vistos ao longe.

História e cultura são duas marcas que aparecem fortemente nas ruas da cidade e no número abundante de museus e exposições de arte. À noite, as ruas dão espaço à badalação.

Intercâmbio na Suíça é famoso

Com belas paisagens, Zurique é a mais famosa cidade suíça. Foto: Shutterstock

Menos conhecida, outra indicação de Roberta é a cidade de Montreux. Localizada na Riviera Suíça, às margens do lago de Genebra, ela faz parte da região do país em que mais se concentra a cultura francesa.

O destino é ideal para estudantes que queiram aprimorar o seu francês, com a companhia de belas paisagens e pouco contato com brasileiros, para uma imersão maior na nova experiência.

Entre a primavera e o outono, o estudante pode praticar diversos esportes de montanha e aquáticos, como escaladas, parapente, vela, esqui aquático, stand-up paddle ou mountain biking. A Riviera é um verdadeiro paraíso dos esportes”, exalta Roberta.

Intercâmbio na Suíça é famoso

Margens do lago Genebra em Montreux, na Riviera Suíça. Foto: Shutterstock

Custos do intercâmbio na Suíça

Na hora de falar de preços, a dica é fazer um orçamento detalhado, que permita você realmente chegar perto do valor que vai gastar com o intercâmbio.

De acordo com estimativa da Roda Mundo, o valor médio costuma ser de R$ 12 mil para um pacote de quatro semanas, levando em conta despesas como curso de francês, taxa de matrícula e acomodação em cada de família com quarto individual e café da manhã. Porém, há ainda pelo menos outros dois gastos que costumam pesar no bolso: passagem aérea e seguro internacional.

Além dos custos já programados, Roberta indica que é importante estar preparado para outros que não estavam nos planos. Ou seja, vale checar se o seu cartão de crédito é internacional e ter na carteira também algumas notas de franco suíço.

Você vai se interessar por:

Seus gastos na Suíça

Seja para uma rápida viagem ou para morar na Suíça, pagar por seus gastos com cartão de crédito é atitude prática, cômoda e segura.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Decidido a morar na Suíça? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito