Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os atrativos de Moçambique

A- A+

Localizado na Região Sudeste da África, Moçambique é um país ainda jovem, pouco estruturado, mas que esbanja simpatia e boa vontade na hora de receber turistas. No dia 25 de junho, o país irá comemorar 40 anos de independência de Portugal.

Devido à sua juventude, a riqueza histórica de Moçambique se resume a poucos museus, se comparado a outros centros turísticos, o que não significa ausência de cultura. Aliás, é o berço, por exemplo, de Mia Couto, um dos mais renomados escritores da atualidade.

Na capital, Maputo, é interessante visitar a Casa de Ferro – do mesmo idealizador da Torre Eiffel – e também construções típicas da arquitetura portuguesa, como o Jardim Botânico de Turundu, o Museu de História Natural, a Sé Catedral e a estação ferroviária do início do século 20.

mocambique

Em 25 de junho, o país irá comemorar 40 anos de independência de Portugal. Foto: iStock, by Getty Images

As riquezas naturais de Moçambique

Se Moçambique tem algo em comum com o Brasil – além do fato de ser uma ex-colônia portuguesa – é a beleza de suas praias. Sejam isoladas ou em pequenos arquipélagos, elas são ponto obrigatório nos roteiros de viagem.

Para se ter uma ideia, no norte de Moçambique predominam as praias rochosas. No centro, onde desembocam os rios, ficam as praias lodosas e no Sul o que se vê são praias arenosas, com dunas altas e cobertas por uma vegetação rasteira.

Sé Catedral é atração em Maputo, capital de Moçambique. Foto: iStock, Getty Images

Sé Catedral é atração em Maputo, capital de Moçambique. Foto: iStock, Getty Images

Algumas praias têm uma ótima estrutura turística. É possível aproveitar um mergulho em águas cristalinas e apreciar as barreiras de corais e peixes raros. Em mar aberto, é permitida a pesca desportiva e a caça submarina, o que atrai muitos amantes desse esporte.

As melhores praias de Moçambique

Praia da Pemba

Localizada em uma península, a Praia da Pemba está longe dos centros comerciais. Por isso, mantém suas riquezas naturais intactas e longe da poluição. Apesar da distância, há uma boa infraestrutura para receber turistas, com bons resorts – que agregam boa comida e muita diversão, com vista para o Oceano Índico.

Ilha de Moçambique

Ilha de Moçambique é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade. Foto: iStock, Getty Images

Ilha de Moçambique é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade. Foto: iStock, Getty Images

Mesmo com poucas riquezas naturais, a Ilha de Moçambique não perde nada em termos de importância. Desde 1996, o local é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade. Durante mais de três séculos, foi a capital dos colonizadores portugueses na costa oriental africana. Por isso, tornou-se um importante centro histórico e cultural.

Fernão Veloso

Praias de Moçambique têm as águas cristalinas como principal característica. Foto: iStock, Getty Images

Praias de Moçambique têm as águas cristalinas como principal característica. Foto: iStock, Getty Images

Trata-se de uma praia de pescadores, repleta de palmeiras, rochas e uma natureza exuberante. A baía, com três tons de azul, é um convite ao mergulho para ver enormes corais. Para quem quer fugir das rochas e ir para a areia, a opção é pegar um dhow, uma embarcação à vela que leva às praias arenosas do outro lado da baía em cerca de 30 minutos.

Tofo

O oceano que banha a Vila de Tofo tem um azul tão bonito que é difícil de acreditar. Pela sua beleza e riquezas naturais, o local é considerado um dos melhores destinos do mundo para mergulhar. De Maputo até a vila, o voo é de apenas 1 hora. Outra alternativa é alugar um carro para percorrer os 500 quilômetros de distância.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
Homem consertando o próprio carro e fazendo o pedido de produtos automotivos.
ipva mato grosso do sul
Deso é a companhia de água do Sergipe