Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ilhéus tem riqueza histórica e praias paradisíacas; conheça

A- A+

Localizada no coração da Costa do Cacau, na Bahia, a cidade de Ilhéus traz muito mais do que praias paradisíacas. Sua riqueza histórica proporciona o cenário perfeito para quem deseja adicionar uma boa dose de cultura ao seu passeio.

Catedral São Sebastião, inaugurada em 1967. Foto: Shutterstock

Catedral São Sebastião, inaugurada em 1967. Foto: Shutterstock

Ilhéus x literatura

As águas calmas e a beleza exuberante de Ilhéus serviram de inspiração para o escritor baiano Jorge Amado, que adotou o local como cenário para seus romances. Devido à extensão de sua obra, a cidade ficou conhecida no mundo inteiro.

Os conflitos gerados pelos fazendeiros plantadores de cacau, suas disputas por dinheiro e belas mulheres ficaram eternizadas em seus livros, mas um pouco disso tudo pode ser vivenciado na visita a locais como o bar Vesúvio, cenário do romance Gabriela, Cravo e Canela.

Conforme Rodrigo Galvão, gerente de produtos para a Bahia da CVC, as paisagens mais procuradas de Ilhéus são a Praia dos Milionários e a Praia do Norte. Mas isso, claro, não tira a beleza de outros locais como a Praia da Avenida, Ponta da Tulha, Batuba e Olivença.

Turistas fotografam estátua de Jorge Amado no Bar e Restaurante Vesúvio. Foto: Alfredo Filho, Secom Ilhéus, Divulgação

Turistas fotografam estátua de Jorge Amado no Bar e Restaurante Vesúvio. Foto: Alfredo Filho, Secom Ilhéus, Divulgação

Infraestutura turística

Mas nem só de romance e fazendas de cacau vive Ilhéus. A cidade conta com resorts modernos, muito procurados por casais e famílias, principalmente no verão. Para quem procura um período mais econômico, os meses de maio e junho são a melhor época.

O lado radical de Ilhéus

Ainda que a nostalgia dos romances de Jorge Amado paire no ar e que as águas calmas de tonalidade azul-esverdeado sejam um convite à natação e às tardes tranquilas na beira-mar, Ilhéus também possui o cenário perfeito para a prática de esportes radicais.

Há um conjunto de praias muito procuradas por surfistas, como Back Door, Batuba, Praia do Sul, Catedral, Espigão, Hawaizinho e Praia do Norte. Além disso, é possível praticar outros esportes como surf, vela, pesca esportiva, canoagem, mergulho, arvorismo e sandboard.

Ilhéus conta com paisagens paradisíacas, como o Morro de Pernambuco. Foto: Roberto Santos, Secom Ilhéus, Divulgação

Ilhéus conta com paisagens paradisíacas, como o Morro de Pernambuco. Foto: Roberto Santos, Secom Ilhéus, Divulgação

O turismo zen

Além da cultura, da literatura, dos esportes radicais e de toda a história presentes na região, esse destino turístico fica ainda mais completo pelo seu atrativo mais zen, que é a Estância Hidromineral de Olivença – um distrito de Ilhéus.

Nesse distrito é possível veranear o ano inteiro e também recarregar as energias em meio a nascentes de águas medicinais. Os banhos nessas águas ‘milagrosas’ são muito procurados por pessoas com problemas de pele e no trato digestivo.

Pela riqueza dessas fontes de água mineral – que trazem sais ferrosos, magnésio, iodo, bicarbonato e outras propriedades – seus efeitos são comparados às águas de Vicky, na França.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
quanto gastar na europa por dia
Viajar sozinho pelo Brasil