Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os 9 sinais do endividamento compulsivo

A- A+

Quando você ouve falar em compulsividade, é natural que pense em um consumidor “sem freios”, que compra sem medida. Mas o termo também se refere a algo mais grave. O endividamento compulsivo pode ter reflexos no consumo, mas vai além: trata-se de uma doença que leva ao descompromisso com as contas, acumulando débitos e suas consequências, mesmo tendo condições de quitá-los.

O que é o endividamento compulsivo

Conforme o grupo Devedores Anônimos, o endividamento compulsivo não ocorre somente quando a pessoa está em dificuldade financeira. Mesmo que tenha dinheiro para pagar suas despesas, ele as ignora e precisa arcar com todos as consequências dessa falta de compromisso.

Algumas pessoas nessa condição também são consumidores compulsivos. Essa característica, no entanto, não é a única e nem é válida para todos. Há quem se motive a pagar apenas alguns credores, deixando os outros para trás, e acreditando que um dia tudo se resolverá, embora não saiba como e nem quando.

Lamentando o endividamento compulsivo

Dinheiro nem sempre falta ao endividado compulsivo, mas débitos se acumulam. Foto: iStock, Getty Images

9 sinais do endividamento compulsivo

Se você acredita que pode ser vítima do endividamento compulsivo ou tem uma pessoa próxima nessa condição, veja quais são os principais sinais que marcam o problema:

1. Falta de compromisso

O total descontrole sobre as contas é uma das principais características da doença. Assim, o compulsivo se envolve em diversas contas, mesmo sem saber se poderá pagar.

2. Dificuldade em poupar

Seja para a aposentadoria, para quitar os impostos anuais ou para outras despesas previsíveis, o endividado compulsivo nunca consegue guardar dinheiro. Mas não é apenas isso: ele se surpreende quando recebe as contas, como se acreditasse que elas não iriam chegar.

3. Problemas com o básico

Até mesmo as contas básicas e o registro mensal das despesas se tornam um problema quando se trata de uma pessoa doente.

4. Compras compulsivas

Os endividados crônicos podem tender a comprar compulsivamente, não conseguindo sair de uma loja de mãos vazias ou sequer resistindo a olhar uma vitrine.

5. Situação disfarçada

Geralmente, pessoas com esse tipo de problema escondem suas características até mesmo dos amigos mais próximos e da família. A menos que se conheça bem a vítima, parece que está tudo bem.

6. Mau aproveitamento do tempo

Outro sinal é o trabalho frequente em horas extras para pagar seus credores, em vez de negociar as dívidas e poupar mais. É uma espécie de círculo vicioso.

7. Compra como recompensa

Uma sensação típica é sentir-se recompensado ao fazer compras. Justificativas como “eu mereço” são comuns nesses casos.

8. Conta bancária negativa

Estar com a conta sempre no vermelho é considerado normal pelo endividado compulsivo.

9. Dívidas sem fim

Uma característica do endividado crônico é continuar se envolvendo em dívidas, sempre com a esperança de que um dia elas serão pagas como por um milagre. Só não pensa em uma forma de mudar a situação. É uma vida um tanto quanto fantasiosa.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Se identificou com algum dos sinais de endividamento compulsivo? Deixe seu comentário!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado