Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os 7 erros mais comuns no planejamento de viagem

A- A+

Viajar é sensacional. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, novas paisagens e de agregar outras experiências. Mas é preciso tomar cuidado para não fazer de uma oportunidade única um palco para frustrações. Conheça os erros mais comuns no planejamento de viagem e fuja deles para evitar aborrecimentos.

Planejamento de viagem

Pesquisa detalhada sobre o destino a ser visitado faz parte do planejamento. Foto: iStock, Getty Images

7 erros a evitar no planejamento de viagem

1. Esquecer de fazer um planejamento financeiro

O planejamento de viagem do ponto de vista financeiro deve ser realizado para que você não ultrapasse seu limite de gastos. Já pensou em passar as próximas férias cobrindo os rombos da anterior? Certamente, você não quer isso. Então, coloque no papel todos os gastos relacionados à viagem.

2. Não pesquisar a cultura local

Dependendo da região ou país que você for, há passeios que apresentam restrições – seja de idade, de vestimenta ou qualquer outra coisa. Já imaginou comprar um ingresso e não poder participar de um evento? Frustrante, não? Inclua esse item no seu planejamento de viagem.

3. Comprar ingressos “de qualquer jeito”

Infelizmente, temos o hábito de comprar ingressos (ou qualquer outra coisa) na última hora. Mas em muitos países, isso não funciona bem – e nem mesmo aqui. Comprar antecipadamente gera descontos e alguns benefícios (como não enfrentar fila).

Outro ponto importante é que, principalmente no exterior, os valores variam conforme a faixa etária. Também há diferença entre locais e turistas. Em algumas situações, porém, vale mais a pena adquirir um city pass para entrar em diversos locais do que comprar os ingressos individualmente.

4. Não fazer reservas

Outro vício que nós brasileiros temos é ir ao restaurante da moda pensando que logo seremos atendidos. Geralmente, enfrentamos muitas horas de fila (só para não falar das situações em que desistimos). Então, reserve com antecedência para aproveitar melhor o seu tempo de viagem.

5. Não contratar um seguro para a viagem

“Não vai acontecer nada justo durante minha viagem”. Elimine este pesamento, pois uma emergência pode ocorrer, sim. É nesses momentos que você fica sabendo o preço de não fazer um seguro viagem. Faça e viaje tranquilo.

6. Não pesquisar o clima local

Se você encheu a mala de roupas de meia estação e enfrentou a nevasca do século durante suas férias, parabéns! Terá que renovar o guarda-roupa, e nem sempre com bons preços. É comum fazer frio ou calor fora de época. Por isso, melhor mesmo sempre levar um casaco quente ou uma roupa mais arejada. Prevenção é tudo.

7. Esquecer os documentos

Parece bobagem, mas é um erro comum. Muita gente esquece que é preciso fazer o visto para determinados destinos. Outros esquecem de verificar a validade do passaporte. Para evitar o transtorno de situações como essa, faça um checklist de viagem. Se precisar, baixe um aplicativo para isso.

Você vai se interessar por:

Planejar viagem é segredo do lazer sem dívidas

Está faltando inspiração para o roteiro de viagem? Veja dicas

Viagem a dois pode ser oportunidade perfeita para sair da rotina

Segurança para você e sua família

Nada como um seguro de vida para garantir sua tranquilidade, durante a viagem ou a qualquer época. Com os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora, você tem direito a minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas de planejamento de viagem? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
viagem econômica para a Disney
o que fazer com as crianças
organizar a mala
esconder gastos
free shop