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por Vivo Seu Dinheiro

Conheça operações restritas ao horário de funcionamento dos bancos

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Bancos são instituições financeiras cheias de regras e possuem horário de atendimento aos clientes diferenciado do horário comercial comum. No Brasil, a lei determina que, em condições normais, o horário de funcionamento dos bancos seja das 10h às 16h, nas capitais, e das 11h às 16h, nas demais cidades.

De acordo com o Banco Central e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o horário de funcionamento dos bancos é mais restrito ao público em virtude de outras atividades bancárias internas realizadas nas agências sem a presença de clientes, como compensação, efetuação de depósitos, encerramento de contas, venda de produtos via telefone, etc. Isso vale tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

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Algumas operações podem ser realizadas pela internet. Foto: iStock, by Getty Images

Implicação do horário de funcionamento dos bancos ao consumidor

O horário de funcionamento dos bancos restringe uma série de operações e transações realizadas pelos clientes nas agências bancárias, principalmente a realização de depósitos na “boca do caixa”, compensados instantaneamente, saques e pagamentos de contas.

Operações realizadas presencialmente, no caixa, também ficam limitadas ao horário de funcionamento dos bancos, como transferências, DOCs e TEDs. Mas normalmente há outros canais de atendimento disponíveis para essas operações.

Aberturas e encerramentos de conta corrente e poupança e conversas pessoais sobre investimentos e outros produtos com o gerente ou outros funcionários na agência também seguem o horário de atendimento convencional: 10h às 16h (capitais) e 11h às 16h (demais cidades).

Horários alternativos de funcionamento dos bancos

Hoje em dia, com o crescente aumento da tecnologia nas nossas vidas. Apesar dos horários restritos de funcionamento dos bancos, as instituições oferecem uma série de outras possibilidades para os clientes e a necessidade do consumidor se dirigir até uma agência é cada vez menor.

Entre essas alternativas, a mais comum é o uso dos caixas eletrônicos. Antigamente, os caixas eletrônicos e bancos 24 horas ficavam disponíveis aos clientes sem restrição de horário. Com o aumento da violência urbana, eles ficam limitados entre 6h e 22h.

Nos caixas eletrônicos, o cliente pode efetuar saques, consultas de saldos e extratos, pagamento de contas e transferências e emissão de talão de cheques. Em alguns casos, caixas eletrônicos localizados dentro de agências bancárias também permitem a realização de depósitos em dinheiro ou cheque.

Outras ferramentas que ampliam o horário de funcionamento dos bancos aos consumidores são a internet e os aplicativos. No caso de sites de internet home banking, operações de consultas, transferências e pagamentos de contas podem ser realizados a qualquer momento.

Mas, em caso de transferências e pagamentos de contas, a depender do horário, a operação só poderá ser programada para o dia seguinte, em caso de dia útil, respeitando o horário de compensação do banco.

A mesma lógica serve aos aplicativos disponibilizados para uso em smartphones ou tablets. Consultas estão disponíveis 24 horas por dia. Pagamentos de contas e transferências são realizados automaticamente dentro do horário de compensação do banco. Fora desse horário, as operações podem ser programadas para o primeiro dia útil subseqüente.

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