Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça o MirrorLink, sistema que conecta smartphone a automóveis

A- A+

Está cada vez mais difícil deixar de lado o smartphone. Mas, na hora de dirigir, é perigoso e proibido usar o celular. Por isso, o MirrorLink espelha a tela do seu aparelho no sistema digital do carro, facilitando o acesso a aplicativos de GPS, música, entre outros.

MirrorLink oferece central multimídia

Talvez você já tenha ouvido falar do CarPlay, da Apple, e do Android Auto, da Google. Mas antes deles o MirrorLink já estava presente, desde 2011, compatível com outros sistemas, como Android, e com possibilidade de ampliação, inclusive como alternativa para usuários de Windows.

Assim como os outros sistemas, o MirrorLink espelha os aplicativos na tela multimídia do carro conectando o aparelho com um cabo específico. Porém mesmo estando há um certo tempo no mercado, os aplicativos ainda são um limitador.

MirrorLink

MirrorLink conecta smartphone ao carro. Foto: iStock, Getty Images

Demora bastante para que os aplicativos sejam adaptados para o sistema, já que protocolos de segurança rígidos são seguidos e monitorados para que a interatividade não prejudique o condutor. É preciso lembrar que, enquanto o motorista estiver dirigindo, nada pode interferir no sistema de direção. Por exemplo, um aplicativo que o obrigasse o encostar na tela continuamente não seria aprovado.

Mas estão à disposição aplicativos conhecidos e populares, como os de áudio, Spotify, miRoamer e Voice Infos, e navegação, como Glympse, Sygic e BringGo.

75 empresas trabalham com o MirrorLink

Atualmente o MirrorLink é líder no segmento de centrais multimídia, com cerca de 1,1 milhão das unidades vendidas em 2015. O Apple CarPlay tem 861 mil e o Android Auto 643 mil, porém em 2020 é possível que passe para terceiro em função da dificuldade de disputar espaço com Apple e Google.

A previsão de especialistas é de que o sistema da Apple chegue a 2020 com 37 milhões de centrais multimídia, seguido pelo sistema da Google, com 31 milhões, e o MirrorLink, com 17 milhões.

O MirrorLink  é apoiado por 75 companhias, como as gigantes Samsung, HTC e LG, além da Nokia, e entre as fabricantes de carros estão incluídas Honda, Fiat, Volkswagen, General Motors, Volvo, Toyota, BMW, Hyundai e outras. Por aqui, o sistema está presente no Fox e Spacefox 2016, e também no Golf Variant e Jetta, assim como no Toyota Etios 2016.

MirrorLink

Pioneer usa MirrorLink. Foto: Divulgação

Algumas montadoras oferecem a possibilidade de escolha do sistema digital do carro para o cliente. Assim, em muitos casos, é possível escolher entre MirrorLink, Android e Car Play.

O sistema do MirrorLink está presente ainda em centrais multimídia de empresas como a da Pioneer, que podem ser instaladas praticamente em qualquer carro.

Só é preciso ter atenção quanto ao formato da moldura do painel e a existência de comandos no volante para que não ocorra a perda de determinadas funções.

Você vai se interessar por:

Assistência para seu veículo

Se você tem um carro, é bom proteger seu patrimônio. Assistências oferecem serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção. Com o Vivo Multiassistência, você conta com socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro para sua casa.

> Vivo Multiassistência: Garanta socorro mecânico e reboque para seu carro

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe!

vale a pena comprar celular top de linha
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
smartphone com maior tela
preço de imoveis começa a cair