Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça o HoloFlex, um celular com tela flexível

A- A+

Se você gosta de novidades na área de tecnologia, vai se surpreender com esta. Ainda é só um protótipo, mas o celular com tela flexível já é uma realidade e está próximo de chegar ao mercado.

Desenvolvido por pesquisadores do Human Media Lab, da Queen’s University, no Canadá, o HoloFlex é um telefone holográfico que pode ser dobrado.

Além da tela flexível, o modelo é fabricado com lentes específicas que também são sensíveis ao toque e oferecem a tecnologia 3D. O smartphone é pioneiro com o recurso e cria grandes expectativas para o futuro dos telefones inteligentes.

Holoflex, o celular com tela flexível

Celular holográfico tem recursos inovadores, mas ainda não está à venda. Fotos: Divulgação, Human Media Lab

Holoflex, o celular com tela flexível

Primeiro celular com tela flexível, o HoloFlex ainda não chegou ao mercado e não pode ser comercializado, pois está em fase de testes. Porém, a tecnologia inovadora aplicada em sua tela já cria expectativas e desperta curiosidade nos usuários.

O display do aparelho no projeto é chamado de FOLED (Flexible Organix Light Emitting Diode) e tem resolução de 1080p. Durante o processo de fabricação, a tela do celular é formada por microlentes flexíveis, em vez de um vidro inteiro, como é comum aos aparelhos atuais.

Nesse processo, são aplicadas em torno de 16 mil lentes fisheye, conhecidas também como olho de peixe, oferecendo imagens com resolução de 160 x 104 pixels para objetos em três dimensões. Além disso, a câmera frontal permite captar imagens que, ao dobrar a tela do aparelho, geram um holograma mostrado em 3D.

Em relação ao hardware do celular com tela flexível, ele conta com um processador Qualcomm Snapdragon de 1,5 GHz, com 2 GB de memória RAM e ainda uma GPU Adreno 430. O sistema operacional é Android 5.1 e os hologramas exibidos na tela são em 3D e em diferentes angulações, sem a necessidade de dispositivos extras para isso, como um Óculos de Realidade Virtual (VR).

Holoflex, o celular com tela flexível

Possibilidades de interação são destaque

Outro diferencial do modelo é que a interação que a flexibilidade proporciona. Ao entortar o aparelho, isso funciona como um comando, permitindo interagir com o que está na tela, sendo possível fazer um objeto em primeiro plano se aproximar de outro, que está mais afastado, por exemplo.

Além da experiência diferente que o novo smartphone proporciona, essa tecnologia ainda pode auxiliar em outros avanços, como na modelagem para impressão em 3D, permitindo visualizar os objetos em diferentes ângulos já durante o projeto.

Pela demonstração feita pelo Human Media Lab, é possível ver que o dispositivo portátil roda até jogos populares, como Angry Birds, além de modelagens em três dimensões. Durante o jogo, a tensão da tela ao ser dobrada dá impulso ao pássaro para acertar seu alvo, deixando a usabilidade ainda mais dinâmica.

Por enquanto, o celular com tela flexível ainda é apenas um experimento e não possui previsão de venda ou preço estimado. A partir de testes, melhorias serão feitas para que, no futuro, se torne viável fabricar o produto para disponibilizar ao mercado.

Você vai se interessar por:

 

Gostou de saber mais sobre o celular com tela flexível? Compartilhe o artigo!

vale a pena comprar celular top de linha
smartphone com maior tela
como funciona o auxílio maternidade
como funciona o auxílio creche
como funciona o auxílio doença
descontro de empréstimo consignado