Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça o Caronaê, um app de compartilhamento de caronas

A- A+

Quem frequenta a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seja como aluno, professor ou funcionário, tem uma opção a mais para se deslocar. Um grupo de alunos lançou um aplicativo de compartilhamento de caronas, o Caronaê, que promete trazer economia e comodidade para o campus.

Desenvolvedores do app de compartilhamento de caronas

Aplicativo lançado por alunos da UFRJ se propõe a trazer integração e facilidade no Campus. Foto: Divulgação

Como funciona o app de compartilhamento de caronas

Deslocar-se diariamente até a universidade pode sair caro, especialmente para quem mora longe do campus. Entre idas e vindas diárias, os gastos com transporte talvez se aproximem da mensalidade de uma disciplina, considerando estacionamento, gasolina, ônibus ou metrô.

Foi pensando nessas despesas e na falta de comodidade do sistema de transporte até a universidade, seja pelo tempo de espera ou pelo itinerário pouco favorável, que um grupo de alunos da UFRJ decidiu criar um app de compartilhamento de caronas voltado exclusivamente para a comunidade do campus.

Disponível para Android e iOS, o Caronaê funciona de forma muito simples: alunos e funcionários recebem uma chave de acesso ao inserir o login pessoal da intranet da UFRJ. Em seguida, é possível pesquisar pelas caronas disponíveis e também oferecer caronas, tanto para ir até a universidade como para voltar para casa.

Os usuários devem inserir ainda detalhes como horário, ponto de partida e itinerário, para que as pessoas interessadas descubram se a carona cumpre os requisitos. Informações como foto e nome do curso dos interessados ajudam a garantir a segurança e confiabilidade do sistema.

Aplicativo traz vantagens para os usuários

As vantagens vão além da comodidade e economia de despesas. Entre os benefícios apontados pela plataforma no site oficial, é possível listar:

  • Segurança: uso exclusivo para a comunidade acadêmica da UFRJ
  • Tempo: redução do tempo gasto com a locomoção até a Cidade Universitária
  • Centralização: o sistema centraliza todas as ofertas de carona em uma única plataforma
  • Meio ambiente: redução da emissão de poluentes aumentando a taxa média de ocupação dos veículos
  • Pontos de carona: pontos físicos localizados entre os prédios e estacionamentos, para facilitar o encontro entre os interessados.

Integrar a comunidade é objetivo secundário

O Caronaê não se propõe a ser apenas um aplicativo de compartilhamento de caronas. “Mais do que facilitar a vida de cada indivíduo, ele é movido pela vontade de impactar positivamente a vida de todos, como comunidade”, destaca o site oficial.

A proposta de transformação cultural do app é buscada ao conectar pessoas e restabelecer o espírito de confiança. A ideia é que, por meio da convivência e da troca de experiências com as caronas, a comunidade que frequenta a universidade saia fortalecida, mesmo que em uma pequena escala.

Você vai se interessar por:

Assistência para seu carro

Se você tem um carro, uma boa dica é garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

O que achou da proposta de compartilhamento de caronas? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa