Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça o bike tour e descubra como praticar

A- A+

Ao viajar, a maioria das pessoas opta por se deslocar até os pontos turísticos de carro ou então de ônibus. Afinal, o objetivo é chegar ao lugar escolhido e aproveitar o que ele pode oferecer, não é mesmo? Depende do tipo de experiência que você procura. No bike tour, por exemplo, o objetivo é aproveitar o trajeto e ter um contato mais próximo e livre para interações.

Conforme explica Bruno Elias, guia de turismo e proprietário do Bike in Rio Tours, a modalidade é o que se chama no turismo de sightseeing, em que você conhece os lugares enquanto acompanha explicações sobre a história e as curiosidades que o cercam.

Bike tour oferece um contato diferente

No Brasil, o ciclismo ainda é prática pouco comum, e a bicicleta costuma ser vista apenas como uma alternativa de lazer. Do contrário, Elias ressalta que ela pode ser também uma alternativa para solucionar os problemas de mobilidade urbana nos grandes centros. É justamente esse o objetivo do bike tour.

“Ele tira o visitante dos engarrafamentos e dificuldades do trânsito e o coloca para vivenciar a rotina local de uma outra forma, enquanto ele conhece os lugares e histórias”, destaca. No Bike in Rio Tours, por exemplo, é possível encontrar passeios que cobrem toda a Zona Sul do Rio de Janeiro e também o centro histórico da cidade.

O bike tour permite que você conheça as cidades e os seus arredores de uma maneira diferente. Foto: iStock, Getty Images

O bike tour permite que você conheça as cidades e os seus arredores de uma maneira diferente. Foto: iStock, Getty Images

O que é necessário par praticar o bike tour

A maioria das empresas que oferecem os passeios já aluga todo o material necessário, que costuma incluir bicicleta específica para a prática e capacete. Os preços variam de acordo com o roteiro escolhido, mas costumam ficar entre R$80 e R$175.

Embora a prática não exija preparação especial, é fundamental que você tenha bom domínio sobre a bicicleta. Para garantir mais conforto, não esqueça de utilizar roupas leves, próprias para esportes. Garrafa de água e protetor solar também são indispensáveis.

Gostou das dicas para praticar o bike tour? Compartilhe!

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia