Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça o badminton, esporte que trouxe três medalhas do Pan 2015

A- A+

Um esporte ainda pouco conhecido por aqui tem nos recentes bons resultados de atletas brasileiros a chance para elevar a sua popularidade. O badminton, modalidade praticada com raquetes e petecas, rendeu conquistas ao país nos Jogos Panamericanos de Toronto, encerrados em julho. Não por acaso, é aguardado o maior interesse pela prática, divertida e que não pesa tanto no bolso.

Ficou com vontade de experimentar? Conheça um pouco mais do esporte, sua estrutura e custos, além de locais onde você pode jogar.

Jogo de badminton

Badminton pode ser praticado em duplas ou de forma individual. Foto: Divulgação, CBBd

Quanto custa praticar o badminton

Conforme informações da assessoria de comunicação da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), por cerca de US$ 150, é possível comprar no Brasil materiais adequados para a prática do esporte.

Existe um projeto da entidade que é o curso de badminton escolar, o Shuttle Time Brasil. Ao final de cada edição, quem participa ganha um kit de equipamentos da Yonex, patrocinadora da seleção brasileira da modalidade. A ideia estimula o acesso de crianças ao esporte.

O Brasil possui 16 entidades estaduais federadas e centenas de clubes filiados, em cidades diversas, nas quais há espaços para a prática do badminton. Para quem não possui uma quadra específica, com uma fita adesiva de marcação de solo, é possível desenhar um quadra da modalidade em qualquer outra superfície plana.

O esporte lembra o tênis e ao mesmo tempo peteca.

É possível praticar o esporte com um investimento de 150 dólares em equipamentos. Foto: iStock, Getty Images

Regras do badminton

O badminton é um esporte que pode ser praticado com dois ou quatro jogadores, com o objetivo de marcar pontos, jogando uma peteca do lado adversário. Apesar de possuir algumas semelhanças com o tênis, as suas regras são diferentes e é importante você conhecê-las bem antes de jogar.

Para vencer um game, é preciso fazer 21 pontos, desde que a diferença seja de dois pontos. Ou seja, se o placar empatar em 20, o vencedor deve fazer 22, e assim por diante. Se ninguém conseguir fechar o game até chegar aos 29 pontos, vence o primeiro a fazer 30. A primeira dupla ou jogador a fechar dois games vence a partida. Se estiver empatado, um terceiro game deve ser disputado.

A quadra de badminton possui 13,4 metros de comprimento por 6,1 metros de largura, em jogos com quatro jogadores. Em jogos de dois atletas, ela deve ter o mesmo comprimento, mas somente 5,18 metros de largura.

A rede deve ser posicionada exatamente na metade da quadra, com 1,55 cm de altura. Quando o jogo tiver quatro participantes, o meio metro extra em cada lado da quadra pode ser utilizado para sacar e devolver a peteca.

Após cada game, os times mudam de quadra, e a equipe vencedora começa o próximo game sacando.

A raquete padrão do badminton tem 68 centímetros e pesa cerca de 100 gramas. A maioria delas é feita de metal e nylon, e é preciso bastante força para bater na peteca com elas.

Você vai se interessar por:

Veja quais são as tendências em tênis para 2015

Roupas para esporte devem prezar pelo conforto

Stand up paddle: conheça o esporte e descubra como praticar

Os bons resultados no Pan de Toronto

O Brasil trouxe dos Jogos Panamericanos de 2015 duas medalhas de prata e uma de bronze. As conquistas vieram com os segundos lugares de Daniel Paiola e Hugo Arthuso, na dupla masculina, e Lohaynny e Luana Vicente, na dupla feminina, além do bronze com Alex Tjong e Lohaynny, na dupla mista.

Badminton no Pan 2015

Brasileiros Daniel Paiola e Hugo Arthuso em atuação durante o Pan 2015. Foto: Divulgação

Para o superintendente de Gestão Esportiva da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), José Roberto Santini Campos, o resultados atingidos são muito importantes para que a modalidade decole, tenha maior visibilidade, conquiste alguns apoios e desperte o interesse da juventude.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil fará sua estreia na disputa, já que tem vaga garantida nas simples masculina e feminina, por ser a sede do evento. Por meio do ranking, ainda pode buscar a classificação nas duplas masculina e feminina, além da dupla mista.

 

Gostou das dicas de badminton? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito