Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça e adote 7 atitudes que ajudam a gerar riqueza

A- A+

Gerar riqueza é algo que soa como música aos ouvidos. Quem nunca sonhou em ter uma vida boa, ou ao menos estável, viajando regularmente para lugares que sempre quis conhecer? Mas acredite: a prosperidade não é apenas um passo de sorte ou tino para negócios. É uma questão de hábitos.

Atualmente, existem poucos mais de 2.000 bilionários no mundo – 61 deles estão no Brasil – conforme o banco suíço UBS e a consultoria Wealth-X, de Hong Kong. A estimativa é que, até 2020, sejam 3,8 mil ricaços ao redor do planeta.

Um fato que chama a atenção de estudiosos do mundo inteiro não é apenas a conta bancária desses afortunados, mas uma série de hábitos em comum. Uma das curiosidades é que muitos desses ricos famosos partiram praticamente do nada. Que tal aprender a gerar riqueza com eles?

Homem busca gerar riqueza

Controlar gastos, estabelecer metas e economizar são hábitos essenciais. Foto: Shutterstock

7 atitudes que ajudam a gerar riqueza

1. Otimismo

Naturalmente, é preciso encarar a realidade de olhos bem abertos. Mas manter uma atitude positiva frente às mais diversas situações é fundamental para gerar riqueza. Afinal, é preciso ter uma boa dose de tranquilidade para ser produtivo, criativo e carismático. As pessoas bem-sucedidas agem assim.

2. Ter um objetivo no trabalho

Sim, é necessário trabalhar bastante para conseguir gerar riqueza. Mas é preciso ter um objetivo estabelecido. Não dá para prosperar trabalhando apenas por trabalhar. É preciso definir uma meta e tentar alcançá-la.

3. Controlar o padrão de vida

Viver apenas de aparência, definitivamente, não irá ajudar a gerar riqueza. Ao contrário, é preciso cortar gastos.

Se você tem uma vida confortável, mas parcela a compra do carro e da casa, paga uma fortuna em assinatura de canais a cabo e vive endividado, é hora de repensar. O ideal é ter um padrão de vida que você possa realmente sustentar para poder prosperar.

4. Controlar a vida financeira

Pessoas bem-sucedidas estabelecem um diagnóstico financeiro. Elas sabem quanto ganham, quanto gastam, quanto poupam e quanto investem. Se você ainda não adotou esse hábito, o que está esperando? É um passo importante.

5. Reduzir custos

Uma atitude essencial para prosperar é reduzir as despesas em, no mínimo, 10%. Veja tudo o que pode ser cortado, substituído ou eliminado. Comece pelas despesas variáveis e, depois, verifique nas contas fixas. Sempre há uma gordurinha para queimar.

6. Não se acomodar

Embora a estabilidade seja o sonho de todo mundo, ela também pode ser a inimiga da prosperidade. Pessoas que fazem fortuna geralmente gostam muito do seu trabalho e raramente querem ficar longe dele. Aposentadoria, então, nem pensar. Elas se atualizam com frequência, sempre buscando novos caminhos, novas ideias.

7. Investir

Pessoas muito ricas não poupam só para guardar ou para gastar em seguida. Elas poupam para investir, pois essa é uma forma de multiplicar o dinheiro. Se está com dificuldade em cortar gastos para ter uma reserva, cogite fazer algum trabalho extra.

Você vai se interessar por:

Quero ficar rico, mas não consigo: o que pode estar errado?

Especialista recomenda 5 bons livros sobre finanças pessoais

Teste: Você sabe o que fazer para enriquecer?

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para gerar riqueza? Compartilhe!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
como lucrar vendendo cachorro quente