Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça e adote 6 atitudes contra o consumo inconsciente

A- A+

Se você quer deixar de herança um planeta habitável para seus filhos e netos, é melhor adotar agora algumas atitudes para evitar o consumo inconsciente. Uma estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) aponta que o lixo mundial deve aumentar de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até 2025.

Atitudes para evitar o consumo inconsciente.

Consumo consciente inclui na rotina pequenas atitudes ambientalmente corretas. Fotos: Shutterstock

Entenda o consumo inconsciente

Mas, afinal, o que é consumo inconsciente? Nada mais é do que uma atitude de consumo irresponsável, que oferece riscos ao planeta e à sociedade. Isso envolve a origem dos produtos, a presença de componentes nocivos, a forma de descarte e o desperdício.

E quando se fala atitudes prejudiciais ao planeta, faça uma autoavaliação e não coloque a culpa apenas no setor industrial.

Quando você dá preferência a embalagens que demoram mais para se decompor, opta por marcas com práticas ambientais e sociais inadequadas, compra excesso de alimentos quando a despensa ainda está cheia ou simplesmente quando não fecha a torneira para escovar os dentes, está praticando o consumo inconsciente.

6 atitudes contra o consumo inconsciente

Que tal fazer a sua parte para que as gerações futuras não sejam vítimas do comportamento nocivo atual? Confira seis atitudes recomendadas e comece a adotá-las hoje mesmo.

1. Consuma menos plástico

Evite o consumo inconsciente

Mesmo que precise comprar muitos produtos em embalagem plástica, tente minimizar esse consumo. Você pode optar por um plástico mais fino, por algo biodegradável ou por vidro, sempre que puder substituir.

2. Descarte corretamente

Evite o consumo inconsciente

Não basta separar o lixo seco do orgânico. Ainda que você compre plásticos e outros materiais, faça o descarte correto. Geralmente, há postos de coleta de vidros, plásticos, pilhas e lâmpadas em supermercados de maior porte. Colabore.

3. Compre só o que irá comer

Evite o consumo inconsciente

Comprar alimentos em quantidade exagerada, que acabam estragando antes de serem abertos ou completamente consumidos, também é uma atitude de consumo inconsciente – além de pesar mais no seu bolso. Antes de ir ao supermercado, olhe a geladeira e a despensa. Se não der tempo, faça listas para saber o que tem ou não.

4. Invista em marcas de credibilidade

Evite o consumo inconsciente

Por mais que você procure o melhor preço, comprar produtos de marcas que exploram mão de obra infantil ou que desmatam sem fazer reflorestamento, por exemplo, é contribuir para que esse tipo de crime continue existindo. 

5. Verifique a origem dos produtos

Evite o consumo inconsciente

A segurança alimentar é um dos principais eixos do consumo consciente. Saber de onde veio, quem produziu e os componentes dos produtos que você consome é importante para a sua saúde e a da sua família. Aderir aos alimentos orgânicos é uma boa dica.

6. Consuma menos papel

Evite o consumo inconsciente

Milhares de árvores – às vezes florestas inteiras – são derrubadas para fabricar o papel que utilizamos. Cada pequena economia que você fizer é importante. E no mundo moderno, onde todos estão cercados de computadores, tablets e smartphones, o papel já pode ser quase aposentado. Aplicativos já oferecem até mesmo listas de supermercado.

Você vai se interessar por:

Sem dinheiro: conheça modo de vida com consumo consciente

Confira 5 práticas de consumo consciente para o seu dia a dia

Teste: Você possui hábitos de consumo responsável?

Pesquise e compare em suas compras

Para adotar as melhores práticas de consumo consciente, encontrando os produtos ideias para você, originados em marcas respeitadas e ambientalmente corretas, é importante pesquisar e comparar. No Vivo Compras, é possível filtrar os produtos por categoria. São mais de 850 mil itens para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para evitar o consumo inconsciente? Compartilhe!

feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador