Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça cuidados para não perder dinheiro no dia a dia

A- A+

Muita gente acha que perder dinheiro é não encontrar as cédulas ou moedas na carteira, na bolsa ou nos bolsos. Mas para os especialistas em educação financeira, o conceito é bem mais amplo e está ligado à ideia de desperdício ou mau uso do recurso.

A prática de perder dinheiro aponta para gastos supérfluos que podem ser evitados, exageros consumistas e até comportamentos inadequados, como pagar por serviços que não são utilizados. A seguir, confira ações corriqueiras que podem ajudar você a economizar e evitar desperdícios financeiros.

Gastos supérfluos são a maior causa de perda de dinheiro.

Fazer uso de planilhas e anotar suas receitas e despesas é hábito saudável. Foto: iStock, Getty Images

Como não perder dinheiro

Vários especialistas recomendam: faça um controle de suas finanças. A prática é fácil. Basta manter uma planilha com todos os gastos diários, desde os previsíveis e maiores, como prestações e fatura de cartão de crédito, até despesas menores, como o cafezinho na padaria.

“A planilha de gastos é uma ferramenta que facilita para o consumidor saber sua atual situação financeira”, explica o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

Na análise do especialista, as pessoas não sabem para onde vão seus rendimentos, e isso facilita que elas percam dinheiro, já que gastam sem controle. Segundo Domingos, a ferramenta é um bom recurso para que elas saibam quais são suas despesas e cortem gastos desnecessários.

Outra prática que só faz o consumidor perder dinheiro é entrar no crédito rotativo do cartão de crédito. Com os constantes aumentos da taxa Selic, os juros da modalidade ficam próximos de 400% ao ano. Deixar de pagar a fatura total é um erro que leva ao endividamento do consumidor no futuro.

“O pagamento mínimo do cartão funciona como uma bola de neve”, avalia o consultor financeiro do SOS Dívidas, Emanuel Gonçalves da Silva. “Isso pode mais atrapalhar do que ajudar suas finanças pessoais”, acrescenta. Manter as contas do cartão em dia é a melhor das práticas para não perder dinheiro.

Novos hábitos para não perder dinheiro

Mas não são só atrasos no pagamento de contas ou descontrole financeiro que fazem o consumidor perder dinheiro. Pequenos hábitos financeiramente equivocados também levam ao desperdício. Um exemplo é comprar o que está em promoção mesmo sem estar previsto no orçamento familiar.

Segundo Reinaldo Domingos, vale a pena aproveitar liquidações e ofertas, mas esses gastos já devem estar planejados. “Comprar sem necessidade, apenas porque está em promoção, pode representar um rombo nas finanças”, explica o educador financeiro.

Ele lembra que muitas pessoas consomem mesmo sem terem condições e assim o fazem porque acreditam ser importante para manter o status social. “Esse é um valor errado de que ter produtos é sinônimo de felicidade”, argumenta.

Para o educador financeiro, a solução é ter metas claras. “Se a pessoa não tem objetivo para o dinheiro, ela vai gastá-lo de forma irresponsável, levando ao endividamento e ao desperdício”, conclui.

Você vai se interessar por:

6 perguntas sobre seu dinheiro que você deve se fazer agora

Veja dicas de como administrar seu dinheiro de forma inteligente

Falta de dinheiro exige que gastos sejam bem planejados

Tarifa bancária pode virar bônus

Além de não perder dinheiro, é sempre importante encontrar vantagens financeiras. Com o Conta Bônus, você pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você tem uma boa dica para não perder dinheiro? Comente!

como aprender com erros de finanças
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho