Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as vantagens e desvantagens dos investimentos de longo prazo

A- A+

Um investidor consciente sabe que, quanto mais variada for a sua carteira de aplicações, mais segura e rentável ela tende a ser. No complexo universo do mercado financeiro, alocar uma porcentagem do seu dinheiro em investimentos de longo prazo é importante para quem se preocupa com o seu futuro.

Dependendo do critério de quem define, longo prazo, quando falamos em investimentos, pode ser daqui a no mínimo três ou cinco anos. Mas há também estratégias que são pensadas para que o investidor colha os frutos do seu planejamento 20 anos depois.

Análise de investimentos de longo prazo

O tempo pode aumentar a incerteza, mas possibilitar a recuperação a oscilações. Foto: iStock, Getty Images

Quase todo mundo tem uma conta poupança, que não deixa de estar entre os investimentos de longo prazo, porque é mantida pela vida toda. Mas deixar o dinheiro nela não é um bom negócio, porque, atualmente, rende abaixo da inflação, e, mesmo que o cenário econômico nos próximos anos mude e a torne uma aplicação mais atrativa, haverá sempre alternativas melhores.

Podem ser considerados investimentos de longo prazo quaisquer aplicações que não tenham um vencimento máximo abaixo do que você considera um prazo longo. Podemos estar falando de títulos de renda fixa ou variável, com maior ou menor risco.

Mas o recomendável é evitar a renda fixa para prazos muito longos: o que parece ser um ótimo negócio hoje, dependendo da conjuntura externa, poderá ser desvantajoso daqui a alguns anos.

Vantagens dos investimentos de longo prazo

É claro que os riscos e vantagens de um investimento a longo prazo variam muito de acordo com o tipo de produto no qual o dinheiro foi aplicado, mas há algumas características em comum na comparação entre curto, médio e longo prazo.

Para começar, quanto maior o tempo de investimento, menos o investidor pagará em taxas e impostos. Em alguns fundos, por exemplo, a alíquota do Imposto de Renda (IR) vai reduzindo quanto maior for o tempo entre a compra dos títulos e a retirada da renda.

Já no mercado de ações, não é necessário se preocupar com o pagamento de impostos até a venda dos papéis, porque só são tributados os ganhos líquidos. Além disso, as taxas de corretagem pagas às empresas que administram sua carteira de investimento serão menores, pois suas movimentações não serão frequentes.

Mas para muita gente, a principal vantagem dos investimentos de longo prazo é a tranquilidade. O investidor não precisará se preocupar em acompanhar semanalmente os indicadores da economia, porque a sua estratégia de investimento dependerá, obviamente, das oscilações a longo prazo.

Há bons exemplos recentes disso no mercado de ações. Com a Operação Lava Jato, as ações da Petrobras declinaram. Quem investiu nelas em curto ou médio prazo teve prejuízos, mas quem comprou os títulos há mais tempo pôde vendê-las em tempo e teve um lucro acumulado que compensou o investimento.

Recomenda-se, no entanto, fazer uma análise criteriosa dos rendimentos e perspectivas pelo menos de seis em seis meses. Assim, você poderá alterar a aplicação dos seus recursos a tempo de evitar prejuízos – dependendo da liquidez dos seus títulos, é claro.

Riscos dos investimentos de longo prazo

Não são apenas vantagens que os investimentos de longo prazo oferecem ao investidor. O principal risco enfrentado é a incerteza. Se você fizer uma aplicação hoje, para resgatar daqui a um ano, o universo de possibilidades será limitado. Mas se você planeja colher os frutos do investimento daqui a mais de uma década, consegue imaginar quanta coisa pode acontecer até lá?

Inflação, taxa de juros, dólar e outras condições econômicas podem mudar radicalmente no longo prazo, o que pode transformar um investimento que hoje parece excelente em um péssimo negócio no futuro.

Para se precaver a isso, basta apostar em investimentos com boa liquidez e fazer aportes mais frequentes e de baixo valor, para diluir o risco. Se você aplicar uma grande quantia hoje, o risco de ter investido no produto e momento errados é maior do que investimentos menores ao longo do ano.

Você vai se interessar por:

Proteja sua família e concorra a prêmios

Independentemente do tipo de investimento realizado, o melhor custo-benefício é o bem-estar da sua família. Com o Seguro Premiado Vivo, você garante a proteção dos seus entes queridos e ainda concorre a prêmios no valor de R$ 2.500 por dia. Para participar, basta enviar a palavra SEGP para 8051.

> Seguro Premiado Vivo: Proteja a sua família e concorra a prêmios

Gosta de dicas financeiras? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena