Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as vantagens do cartão universitário

A- A+

O crescente número de universitários no Brasil tornou esse público interessante também para os bancos, que oferecem opções de conta e cartão universitário, em geral, com taxas de administração mais baixas que os convencionais.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no ano passado, o número de alunos matriculados em universidades públicas e privadas do País cresceu 3,8% em 2013 na comparação com 2012, passando de 7,03 milhões para 7,3 milhões.

A expansão foi menor do que a registrada em 2012, quando o crescimento foi de 4,4%, mas nos últimos 10 anos o número de ingressantes em cursos de graduação aumentou 76,4%, passando de 1,5 milhão para 2,7 milhões de alunos.

cartao-universitario

Estudantes de graduação, pós-graduação, mestrandos ou doutorandos podem fazer cartão universitário. Foto: iStock, by Getty Images

Com mais universitários no país, há também mais jovens ingressando no mercado de trabalho, seja por meio de estágios remunerados ou empregos formais, os quais buscam um banco que possibilite fazer transações financeiras de acordo com suas necessidades e possibilidades. Daí o surgimento das modalidades de conta e cartão universitário.

Cartão universitário pode dispensar comprovação de renda

Os critérios para a concessão de um cartão universitário ou a abertura de uma conta dessa modalidade variam de um banco para outro. Algumas instituições financeiras disponibilizam cartão universitário a estudantes de graduação, pós-graduação, mestrandos ou doutorandos, com habilitação de crédito nacional e internacional.

Na maioria dos casos, o estudante não precisa comprovar renda para obter o cartão universitário, porém o limite de crédito é mais baixo em caso de não comprovação. Dependendo do caso, se você é estudante, mas tem alguma fonte de renda, pode ser mais vantajoso apresentar a documentação para obter uma linha de crédito maior. O limite de crédito pré-aprovado do cartão universitário, sem comprovação de renda, fica entre R$ 700 e R$ 800, dependendo do banco.

Com o cartão universitário, o estudante tem os mesmos direitos de qualquer outro usuário de cartão de crédito ou débito. Pode fazer compras em estabelecimentos do Brasil e do exterior que aceitem pagamentos com o cartão e sacar dinheiro em caixas eletrônicos habilitados no mundo todo, respeitando os limites do contrato.

É possível também participar de programas de milhagem do cartão de crédito, além de contar com prazo de até 40 dias para pagar suas compras, conforme a distância entre a compra e a data de vencimento da fatura.

Carência de anuidade é oferecida em alguns bancos

Alguns bancos oferecem carência de anuidade no cartão universitário por períodos mais ou menos prolongados, a critério de cada instituição financeira. É possível encontrar opções com anuidade grátis durante os primeiros 12 meses de uso. A partir da segunda anuidade, o pagamento pode ser parcelado na própria fatura do cartão.

Em geral, o cartão universitário está vinculado a uma conta corrente da mesma modalidade. Para abrir uma conta universitária, os bancos pedem que você apresente um documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de matrícula no curso de graduação ou pós-graduação. No caso de universidades privadas, são aceitos comprovantes da última mensalidade paga como prova de vínculo universitário.

O banco pode pedir que o cadastro seja atualizado periodicamente, par comprovar que o seu vínculo com a universidade foi renovado.

Tarifa bancária pode virar bônus

Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios. Para acionar o serviço, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de cartão universitário? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade