Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as principais vantagens de usar gasolina aditivada

A- A+

Na hora de abastecer o carro, muitos brasileiros ficam em dúvida por qual combustível optar. Por não conhecer bem todas as vantagens de usar gasolina aditivada, há quem prefira o tipo comum apenas considerando o quesito preço.

A verdade é que, independentemente da sua escolha, a qualidade dos dois tipos melhorou muito neste último ano. A própria gasolina comum passou a ter uma quantidade de detergente dispersante, um valor mínimo de aditivação.

Para Ernani Filgueiras, gerente de Abastecimento do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a medida melhorou o nível dos combustíveis comercializados no país até então. Segundo ele, trata-se de um benefício adicional para os consumidores.

Ele conhece as vantagens de usar gasolina aditivada

Com custo um pouco superior, gasolina aditivada ajuda na limpeza do motor. Foto: iStock, Getty Images

Gasolina comum x aditivada

A principal diferença entre a gasolina comum e a aditivada está na quantidade desses detergentes dispersantes. Para distingui-las visualmente, as distribuidoras geralmente adicionam corante na gasolina aditivada.

Mas, então, qual dos dois combustíveis você deve usar no seu veículo, gasolina comum ou aditivada? A orientação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é seguir a orientação do fabricante, por meio de consulta ao manual do proprietário ou ao serviço de atendimento ao cliente.

Caso seu veículo seja importado, normalmente a octanagem é informada. Nesse caso, a orientação é preferir o combustível cujo valor mais se aproximar do estipulado pelo fabricante.

Além disso, outros fatores também podem ajudar nessa avaliação de custo-benefício sobre qual tipo escolher. A forma de utilização do carro, por exemplo, é uma delas.

Segundo a ANP, em situações de trânsito intenso ou tráfego em trechos curtos, nas quais o motor não chega a aquecer até o ponto de funcionamento ideal, a gasolina aditivada é muito favorável.

É nesses casos em que há maior formação e acúmulo de depósitos, e é onde a maior quantidade de detergentes dispersantes adjudará a manter limpo todo o sistema de alimentação do combustível.

Entretanto, a gasolina comum acaba sendo mais indicada quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em rodovias, por exemplo. Vale ressaltar que os aditivos presentes no combustível podem variar de uma marca para outra e das vantagens que cada distribuidora deseja proporcionar com o seu combustível.

Outras vantagens de usar gasolina aditivada

Se você é adepto do tipo comum e não pensa em mudar, saiba que as vantagens de usar gasolina aditivada não param por aí. Confira outros cinco benefícios do combustível para o seu veículo, de acordo com a IBP.

  • Limpeza: ajuda a manter limpo o motor do carro. E motor limpo funciona melhor.
  • Bicos: também mantém limpos os bicos da injeção eletrônica.
  • Antioxidante: a presença de antioxidantes conserva mais o combustível com a gasolina aditivada.
  • Melhora a queima: mantendo o motor mais limpo, há melhor queima de combustível na câmara de combustão, o que gera melhor funcionamento do veículo.
  • Menos poluição: com menor quantidade de enxofre, a gasolina aditivada polui menos o meio ambiente.

Você vai se interessar por:

Assistência para o seu carro

Após escolher o combustível de melhor custo-benefício para seu veículo, é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro