Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as principais linhas de crédito para pessoa física

A- A+

Quando você entra em uma agência bancária, logo se depara com diversos tipos de linhas de crédito. Em geral, há uma para cada situação. Mas como saber qual a mais adequada para você e o momento certo para solicitá-la?

Os números indicam que mais brasileiros vêm recorrendo às linhas de crédito. Conforme dados do Banco Central, em julho, houve alta de 0,4% nas carteiras destinadas às pessoas físicas, fechando em R$ 1,469 bilhão. A ênfase foi no crédito consignado e nas operações à vista com cartão.

Existem diversos tipos de linhas de crédito.

Se escolha for por crédito imobiliário, ele pode financiar um bem novo ou usado. Foto: iStock, Getty Images

Linhas de crédito disponíveis para PF

Confira quais são – e para que servem – as linhas de crédito oferecidas hoje pelas instituições financeiras para pessoas físicas.

Crédito imobiliário

É o financiamento para a aquisição de um imóvel – seja ele novo ou usado, residencial ou comercial. O valor também pode ser destinado à construção, reforma ou compra de lotes urbanizados para fins residenciais.

Cheque especial

Trata-se do “limite”, um dinheiro a mais que fica à disposição na sua conta corrente. Esse montante é, na verdade, um contrato de empréstimo entre o banco e o cliente. Quando utilizado, serão cobrados juros e outros encargos.

CDC

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é uma das linhas de crédito disponíveis, geralmente utilizadas para a compra de bens duráveis e serviços, tais como carros, eletrodomésticos e pagamento de cursos.

Nesse caso, você contrata o financiamento diretamente no estabelecimento onde irá fazer a compra, por meio de convênio com banco ou financeira.

Crédito pessoal

É um empréstimo no qual o valor não está destinado a um produto específico. Nesse caso, ele pode ser usado livremente. O prazo de pagamento é determinado no momento da tomada do crédito, assim como as taxas de juros e outros encargos.

Crédito estudantil

Financiamento exclusivo para pagamento de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Há diversas instituições privadas que disponibilizam esse tipo de recurso, assim como também há recursos públicos, oriundos do governo federal, como é o caso do Fies.

Cartão de crédito

Uma das ferramentas mais utilizadas para o pagamento de produtos e serviços. Ele oferece a opção de compras parceladas ou à vista, dentro de um limite pré-estabelecido pela operadora. O consumidor paga uma tarifa pela utilização do serviço e juros em caso de atraso.

Empréstimo consignado

Nesse caso, trata-se de um empréstimo pessoal no qual as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do usuário. Por isso, as taxas de juros são menores do que as praticadas em outras operações.

Podem solicitar essa modalidade de crédito os aposentados, pensionistas e funcionários de carteira assinada. Nesse último caso, porém, é preciso que a empresa empregadora autorize.

Você vai se interessar por:

Conheça linhas de crédito para empreendedor

Veja como encontrar linhas de financiamento de construção

Entenda a diferença de crédito entre as financeiras e os bancos

Gerencie seu dinheiro com tranquilidade

Hoje em dia, há muitas formas de gerenciar seu dinheiro com tranquilidade. Uma delas é o Vivo Zuum, uma conta totalmente administrada pelo celular, que permite pagar boletos, fazer transferências e recargas de celular. Há também a opção de adquirir um cartão Vivo Zuum, para fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou de conhecer as diferentes linhas de crédito? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Empréstimo ou financiamento
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria