Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as principais características do empreendedor de sucesso

A- A+

Cansou de bater cartão todo dia e não ter liberdade para tomar as suas próprias decisões na empresa onde trabalha? Quem sabe está na hora de ser mordido pela “pulga do empreendedorismo”? De repente, você tem todas as características do empreendedor de sucesso e nem sabe.

Quem nunca parou para pensar no assunto, deve imaginar a criação e administração de uma empresa como tarefas hercúleas, mas a verdade é que basta estar preparado intelectual e emocionalmente para enfrentar pequenos desafios diariamente.

Desde a concepção da ideia de negócio e lançamento da empresa até a gestão diária dos processos administrativos e de produção, você nunca precisará tomar um grande passo de uma só vez. Tendo as características do empreendedor bem-sucedido, sempre saberá o que fazer em cada situação.

Grupo discute características do empreendedor

Saber se comunicar com a equipe e encontrar o tom certo é fundamental. Foto: iStock, Getty Images

Conhecimentos na área

É claro que, para administrar uma empresa, o gestor precisará de bons conhecimentos no nicho em que se encontra. Mas isso é o mais fácil de se adquirir: basta estudar.

Empenhe-se em conhecer todos os detalhes do setor, fazendo cursos presenciais ou virtuais, dedicando longas horas para a leitura de textos sobre o assunto e conversando com profissionais de sucesso da área. Se você tiver foco, em pouco tempo será um expert no tema.

É claro que você só vai aprender de fato as particularidades da área botando a mão na massa. Ao dar o pontapé inicial à empresa, com certeza vai errar bastante, mas isso é normal. O importante é aprender com os erros e saber mudar os rumos rapidamente quando necessário.

Essa capacidade de reação e aprendizagem é uma das características do empreendedor que não dependem de conhecimentos técnicos, mas sim da sua personalidade

Características do empreendedor de sucesso

Abaixo, citamos outras capacidades que um bom empresário precisa ter para que sua empreitada dê certo. Assim como o conhecimento técnico na área, elas também podem ser treinadas e melhoradas, mas aí não basta apenas ler e estudar: a pessoa precisa de muita maturidade e autocrítica.

Todas as características listadas exigem uma boa dose de inteligência emocional, que é a capacidade de reconhecer emoções, sejam suas (dando atenção à sua intuição) ou dos outros (empatia e preocupação com a motivação dos funcionários). Veja o que você precisa desenvolver:

1. Saber delegar

Se você é daqueles que gostam de abraçar o mundo, cedo ou tarde vai descobrir que precisa aprender a delegar tarefas. Por isso, você precisa contar com uma equipe qualificada e conhecer cada membro muito bem, para delegar as atividades corretamente. Caso contrário, comprometerá a qualidade da produção e a motivação dos funcionários.

2. Saber executar

É necessário encontrar um equilíbrio entre delegar e executar. Uma das melhores maneiras de conquistar o respeito e admiração dos funcionários é se impondo como uma referência técnica, e isso se faz não apenas na teoria, mas na prática. A sua equipe vai levar mais a sério o que você diz depois de reconhecer essa sua capacidade.

3. Comunicar com transparência

É outra característica do empreendedor que comanda uma equipe. Seja claro ao comunicar, sabendo adaptar o tom da conversa de acordo com o seu conteúdo. Uma ordem, por exemplo, às vezes precisa ser mais assertiva, mas sem passar do ponto e ser rude. Esse tipo de sutileza pode fazer a diferença.

4. Ser um bom ouvinte

Essa característica poderia até ser incluída no item anterior, já que a comunicação é uma via de mão dupla. Você precisa aprender a ouvir, não apenas os funcionários, mas também os clientes e fornecedores. É um dos segredos para se relacionar bem com todos eles.

5. Tomar decisões

Por último, mas não menos importante, eis a característica que diferencia uma pessoa com um verdadeiro espírito empreendedor de um simples gestor de empresas. Decisões sobre novos produtos ou serviços e mudanças administrativas devem levar em conta informações técnicas precisas, quando possível, mas a intuição também faz parte do jogo, e é muito importante.

 

Gostou da lista com as principais características do empreendedor? Então, compartilhe o conteúdo e deixe um comentário.

como abrir uma microcervejaria
Eles sabem como tornar o dia mais produtivo
Meu sócio me roubou, o que fazer?
Conversando sobre como desfazer uma sociedade
Como organizar a vida financeira de uma empresa
Uma das ideias de negócios em biotecnologia