Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as possibilidades de um curso de Relações Internacionais

A- A+

Para quem está decidindo qual carreira seguir ou pensa em mudar de área, o curso de Relações Internacionais é uma alternativa interessante. Como o nome já diz, as disciplinas giram em torno da qualificação do profissional para conduzir relações entre povos, nações ou empresas ao redor do globo.

Diante de um momento em que a globalização é pauta constante, a profissão se molda a diferentes mercados. Para descobrir se esse é o caminho certo para você, confira neste artigo as principais dicas sobre a formação.

Aluna do curso de Relações Internacionais

Quem deseja seguir carreira de analista internacional pode optar por essa formação. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o curso de Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais tem ligações com diversas outras áreas de estudo. O aluno deve estar preparado para se aprofundar em sociologia, direito, antropologia, história e economia. Além disso, o domínio de uma ou mais línguas, além da nativa, também é indispensável para melhores resultados.

A carreira abriga profissionais que querem prosseguir na diplomacia, que atuam em agências governamentais, contribuindo para o planejamento de ações e também analistas internacionais, que coletam dados e elaboram relatórios sobre algum cenário específico em âmbito global, além de outros vinculados ao comércio exterior.

Além disso, cada vez mais empresas visam expandir sua atuação e representam boas oportunidades para o profissional das Relações Internacionais, tanto como funcionário, como possível consultor.

O estudante deverá estar preparado para uma rotina de muitas leituras durante o curso de Relações Internacionais, pois a formação engloba diversas teorias.

Nas aulas práticas, debates e simulações de negociações políticas são maneiras de conhecer um pouco mais da vivência do profissional.

Tamanho do investimento

O curso de Relações Internacionais tem uma duração média de quatro anos. Segundo o site Guia do Estudante, as cinco instituições brasileiras em que o curso de Relações Internacionais mais se destaca são:

  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).

Você vai se interessar por:

Em temos de custo, não existe um valor médio padrão, variando muito de instituição para instituição. Além disso, o aluno deverá levar em consideração não só a mensalidade, mas a possibilidade de mudança de cidade ou transporte para a universidade.

A ESPM-Sul, por exemplo, oferece mensalidades de R$ 1,599,00 para o curso, enquanto na PUC-Rio o valor sobre de R$ 1.684,00. Cada instituição possui seu cronograma de pagamentos próprio, assim como ocorre com organização anual ou semestral de disciplinas.

As universidades federais são alternativa para quem não pode arcar com as despesas da mensalidade. Entretanto, essas instituições costumam ter processos seletivos mais concorridos e, por isso, os candidatos devem se preparar com antecedência para atingir bons resultados.

 

Você acredita que o curso de Relações Internacionais é a escolha certa para o seu perfil profissional? Comente e compartilhe o artigo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria