Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as melhores cidades para fazer faculdade no Brasil

A- A+

O sonho de cursar uma graduação pode levar o aluno a se mudar e experimentar novos ares para encontrar boas oportunidades de ensino. É o caso, por exemplo, de quem deseja encontrar as melhores cidades para fazer faculdade no Brasil. Em comum, os estabelecimentos mais destacados costumam estar localizados nas capitais.

Estudam nas melhores cidades para fazer faculdade no Brasil

Infraestrutura presente em polos educacionais é aspecto que atrai os alunos. Foto: iStock, Getty Images

Onde estão as melhores faculdades

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O que essas capitais têm em comum? Em todas elas, os alunos encontram uma infraestrutura superior, o que faz delas algumas das melhores cidades para fazer faculdade no Brasil.

Há centros culturais, museus e bibliotecas públicas. O estudante também encontra repúblicas, hotéis, hostels e pousadas, inclusive por preços acessíveis, pois são destinos acostumados a receber alunos de outros estados e países.

Além da estrutura de ensino, diversão não faltará em nenhum lugar entre os citados. Vale lembrar que a faculdade é um período precioso da vida. Assim, a dica é aproveitar a oportunidade de conhecer e aprender outras culturas dentro do nosso país.

O que determinará para onde você pretende ir é o curso escolhido. Algumas faculdades disponibilizam mais ofertas de estágios e trainees do que outras, o que também depende muito do mercado local e da profissão que o aluno quer seguir como carreira.

4 das melhores cidades para fazer faculdade no Brasil

São Paulo

Em São Paulo, está a reconhecida Universidade de São Paulo (USP). Segundo o Center for World University Rankings (CWUR), que divulga as mil melhores universidades do mundo, a USP é a líder entre as brasileiras, ocupando o 132º lugar no ranking internacional. A melhor do mundo é Harvard, nos Estados Unidos.

Para quem quer fugir um pouco da capital, também há opção. A Universidade de Campinas (UniCamp) é um exemplo de polo universitário procurado por estudantes de todos os continentes. A cidade gira em torno da instituição.

Rio de Janeiro

Em território carioca, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é tida como referência – e não só por aqui como no exterior, inclusive, pelas suas pesquisas.

A cidade do Rio de Janeiro recebe estudantes há mais de cem anos. Por lá não é nada complicado encontrar repúblicas, nem locais para dividir a moradia com colegas e amigos.

Para quem já pensa em mestrado e doutorado, essa também é uma excelente instituição para dar seguimento aos estudos. Sem contar que as belezas naturais das praias cariocas são convidativas para quem gosta de praia, calor e mar.

Porto Alegre

Ao Sul do país, Porto Alegre está entre as melhores cidades para fazer faculdade no Brasil. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma das principais instituições, tendo ótimos conceitos em vários cursos.

Quem vai para o estado gaúcho deve se preparar para os meses de rigoroso inverno e muito calor no verão. Você irá vivenciar nessa cidade todas as estações do ano de maneira bem características.

Belo Horizonte

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, também é reconhecida pelo meio acadêmico como uma instituição com vários cursos recomendados entre os melhores.

Além de estudar, você poderá visitar vários pontos históricos da nação, percorrendo o estado e outros polos universitários encontrados por lá.

Você vai se interessar por:

 

Qual das melhores cidades para fazer faculdade no Brasil agrada mais? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria