Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as melhores aplicações financeiras de curto prazo

A- A+

Quem deseja ter um futuro confortável precisa começar a economizar desde cedo e deixar o dinheiro rendendo por longos anos. Mas, às vezes, temos objetivos específicos mais próximos, então, procuramos as melhores aplicações financeiras de curto prazo.

Essa estratégia permite ganhar um fôlego extra no final do ano, poder adquirir nosso sonho de consumo sem culpa ou fazer uma viagem para o exterior.

Agente indica melhores aplicações financeiras de curto prazo

Para retirar os lucros em curto prazo, escolha investimentos com boa liquidez. Foto: iStock, Getty Images

Se você não está acostumado às particularidades do mercado financeiro, poderá até achar estranho, mas, quando falamos em obter resultados em curto prazo, não quer dizer no mês seguinte ao investimento, mas sim pelo menos 12 meses após a aplicação.

Claro que há investidores profissionais que conseguem somas extraordinárias em operações de 24 horas na Bolsa de Valores. Nesses casos, no entanto, são aplicadas somas estratosféricas de clientes milionários, em movimentações de alto risco. Provavelmente, não é o seu caso.

Como escolher as aplicações financeiras

Se você está planejando um investimento para ser resgatado em pouco tempo é porque provavelmente já sabe como vai gastar o rendimento obtido, ou seja, contará com um lucro garantido. Nesse caso, as melhores aplicações financeiras de curto prazo serão aquelas que têm uma maior segurança, ou seja, as mais conservadoras.

O problema é que, quanto menos risco o investidor corre, menor será o rendimento do dinheiro aplicado. Mesmo assim, é possível fazer bons investimentos, especialmente se você tem um bom montante guardado.

Para a máxima segurança, dê preferência aos bancos grandes e conhecidos, que têm menor risco de falência (desconfie de financeiras pequenas com promessas de lucros estratosféricos). Mesmo assim, opte por aplicações com cobertura do Fundo Garantidor de Créditos. Esse é um fundo do governo cujo objetivo é dar garantias aos investidores caso o banco quebre.

Além dos riscos, os investimentos podem ser avaliados segundo a sua liquidez e tributação. Se você busca as melhores aplicações financeiras de curto prazo, provavelmente vai dar preferência àquelas que têm uma boa liquidez, ou seja, que permitirão sacar o dinheiro do rendimento a qualquer momento, sem penalidades ou taxas extras.

Quanto à tributação, calcule bem o que você espera ter de lucro e considere os impostos que incidem sobre o investimento. Alguns, por exemplo, são tributáveis no Imposto de Renda, e outros não.

As melhores aplicações financeiras de curto prazo

Se você não quer ter dor de cabeça, a poupança é sempre o investimento mais fácil e seguro, e ainda tem liquidez permanente. Mas não espere ganhar muito dinheiro com ela. Com a inflação nas alturas, poderá até ter prejuízo. Para orientá-lo melhor, listamos, abaixo, alguns investimentos que podem ser interessantes.

CDB

São os Certificados de Depósito Bancário, um investimento seguro para quem quer manter o dinheiro parado por pelo menos 180 dias. Bancos grandes só pagam mais de 100% da taxa CDI para investimentos que podem ser resgatados depois de três anos, então, a saída é procurar um banco médio para retirar o valor em menos tempo, com uma boa remuneração.

LCI

As Letras de Crédito Imobiliário são um investimento isento de Imposto de Renda e protegido pelo FGC, que rende de 80 a 100% do CDI. A desvantagem é que geralmente é exigido um alto capital inicial de investimento.

Fundos DI

Não são isentos da tributação do Imposto de Renda, mas têm uma boa rentabilidade porque são atrelados à taxa Selic, ou seja, rendem mais de 14% ao ano. Outra vantagem é a sua alta liquidez.

Tesouro Direto

Aplicar no Tesouro Direto ainda é um dos investimentos mais seguros do país. O risco da aplicação, mesmo com a crise política e econômica, é próximo do zero, e a rentabilidade pode ser prefixada.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que encontrar a melhor aplicação financeira, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gosta de dicas financeiras? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
como montar uma padaria
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez