Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça as diferenças entre o cartão de crédito nacional e internacional

A- A+

Ter um cartão de crédito e usá-lo de forma consciente, a favor do seu bolso, é apenas uma das dicas principais relacionadas a esse instrumento de pagamento. Você sabe, por exemplo, que benefícios ele oferece e se é aceito em território nacional e internacional? Ter essa informação é essencial para fazer boas compras.

O cartão de crédito é uma das principais formas de pagamento utilizadas em todo o mundo e só no Brasil já soma quase 52 milhões de usuários. É o que aponta pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada neste ano.

Embora a média nacional seja de quase dois cartões por pessoa, é comum que os consumidores não conheçam as taxas, os prazos de pagamento e também as vantagens oferecidas em cada modalidade.

Cartão de crédito nacional e internacional são opções para consumidores.

Limite de crédito e valor da anuidade são algumas das diferenças entre as modalidades. Foto: Shutterstock

O que muda nos cartões nacional e internacional

Na hora em que você abre uma conta no banco, é preciso escolher entre os pacotes disponibilizados pela instituição. Enquanto os mais básicos costumam acompanhar um cartão nacional, os mais completos tendem a incluir os modelos internacionais.

As diferenças entre eles são pequenas, mas existem e podem fazer a diferença no seu bolso. No caso do nacional, o limite de crédito costuma ser mais baixo, o que também permite uma anuidade menor.

Embora ambos possam fazer parte de programas de relacionamento com o cliente, as vantagens são mais frequentes nos cartões internacionais, que trazem como principal diferença a possibilidade de comprar fora do Brasil.

Além disso, também permitem saques e pagamentos em caixas eletrônicos de outros países. Ou seja, ambos funcionam da mesma maneira, mas a única variação está nos benefícios oferecidos.

Como escolher entre nacional e internacional

Na hora de escolher entre um cartão nacional e internacional, o principal cuidado é com o uso que ele vai ter. Verifique, por exemplo, se no seu banco os dois modelos permitem a adesão a planos de vantagens – e se você precisa pagar a mais por isso.

Embora a maioria das pessoas acredite que o cartão internacional só seja válido para quem viaja com frequência, essa nem sempre é uma verdade. Outro ponto a levar em consideração é a possibilidade de fazer compras na internet a partir de sites de outros países.

Mas pese também o custo-benefício oferecido. Se o uso é pouco comum, as taxas adicionais podem não compensar a adesão a um plano mais completo.

Você vai se interessar por:

Veja como funciona um cartão de crédito pré-pago internacional

Descubra como usar cartão de crédito de forma positiva

É possível negociar anuidade grátis do cartão?

Compre com tranquilidade

Agora que você já conhece os modelos nacional e internacional de cartões de crédito, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E aí, aprendeu a diferença entre cartão nacional e internacional? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito