Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça a melhor forma de comprar passagens aéreas

A- A+

Não importa se você vai para longe ou perto, se o motivo é trabalho ou lazer. Comprar passagens aéreas, seja pela internet ou por meio de uma agência de viagens, requer cuidados para evitar problemas depois.

Para não sofrer prejuízos financeiros, garantir os melhores preços e as melhores condições, confira a seguir dicas importantes e fáceis de adotar. Colocando sua estratégia em prática, a única preocupação será com a programação no destino escolhido.

Fila para comprar passagens aéreas

Consumidor que não se antecipa tende a pagar mais caro pelas passagens aéreas. Foto: iStock, Getty Images

3 dicas para comprar passagens aéreas

É comum fazer uma certa confusão nos valores ao comprar passagens aéreas, sobretudo pessoas menos experientes. Por isso, o gerente da agência de viagens Total Travel, Rogério Rocha, dá três dicas para evitar desconfortos.

Segurança

Hoje em dia, há muitos sites onde se pode comprar passagens aéreas sem o intermédio de um agente de viagens ou até mesmo da companhia aérea. Alguns são muito bons, enquanto outros não despertam a mesma confiabilidade. Portanto, é importante verificar a segurança dessas páginas.

Procurar referências com pessoas que já utilizaram o serviço, ou mesmo dar uma olhada nos sites de reclamações é importante para conhecer a reputação da empresa. Antes de finalizar a compra, certifique-se do valor inicial da cotação.

Antecedência

Não há um tempo de antecedência ideal para comprar passagens aéreas. Isso depende muito da data desejada pelo passageiro. As tarifas oscilam bastante e há grande diferença de preços entre alta e baixa temporadas. Entretanto, quanto antes for adquirida, melhor será o preço.

Taxas

Nas compras em sites de ofertas, pode ser mais complicado de calcular. Entretanto, quando a passagem é comprada junto às companhias aéreas ou agências de viagem, todos os valores envolvidos no preço final (tarifa da passagem, taxa de embarque e taxa da agência) aparecem discriminados.

A taxa da agência é, geralmente, equivalente a 10% do valor da tarifa. No caso das passagens internacionais, também é importante verificar qual a taxa de câmbio aplicada.

Como comprar passagens aéreas baratas

Comparação diária

Para conseguir as melhores tarifas, é interessante comparar preços diariamente. Alguns buscadores de passagens possuem até ferramentas que mostram a evolução do preço dos bilhetes a cada dia. Como oscila muito, é melhor analisar por um tempo.

Preço máximo

Se você está com poucos recursos, também é importante limitar o orçamento. A companhia aérea Gol, por exemplo, já disponibiliza a ferramenta “Preço máximo”. Assim, o site busca somente as opções que cabem no seu bolso.

Comprar ida e volta

Adquirir os bilhetes de ida e volta juntos costuma sair mais em conta. Via de regra, é necessário permanecer ao menos dez dias no mesmo destino. No exterior, é muito comum encontrar companhias “low cost”, com preços acessíveis. Mas é preciso observar os limites de bagagem.

Você vai se interessar por:

Passagem aérea barata: veja como viajar gastando pouco

Além da promoção de passagem: veja como economizar na viagem

Entenda os códigos dos voos das empresas aéreas

Encontre passagens aéreas no Vivo Compras

Antes de comprar sua passagem aérea, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens aéreas

Gostou das dicas para comprar passagens aéreas? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple