Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça a diferença entre clube de compras e compras coletivas

A- A+

Você sabe a diferença entre clube de compras e programa de compras coletivas? Descubra como funcionam os dois formatos e saiba aproveitar cada um deles conforme a situação para tirar o melhor proveito em sua próxima aquisição na internet.

Clube de compras não precisa de um número mínimo para que a compra se concretize.

Clube de compras oferece praticidade para os associados. Foto: iStock, Getty Image

Clube de compras x compras coletivas

Afinal, o que difere um clube de compras de um programas de compras coletivas? Os dois estão na internet, trabalham com e-commerce e oferecem uma série de possibilidades e ofertas, mas apresentam diferenças que podem beneficiar você ao saber quando optar por um ou outro no momento certo.

Clube de compras

Esse programa comercializa produtos e serviços para pessoas que se cadastram para receber as vantagens. Não é necessário um número mínimo de cadastrados para que a compra se concretize. Inclui empresas, prestadoras de serviços e fornecedores que oferecem, em geral, descontos especiais para os cadastrados.

O formato varia conforme a empresa, mas o mais comum são clubes de assinaturas onde é feito um pagamento mensal para ter acesso a determinados produtos, geralmente de áreas segmentadas, como revistas, área de beleza, maquiagem, petshop, entre outras.

As vantagens desse tipo de “compra” estão relacionadas principalmente à praticidade. Se você assinar um produto ou serviço que consome sempre, vale a pena tanto pelo valor como pela regularidade do recebimento, que evita inclusive deslocamentos e logística.

Um dos cuidados necessários é a pesquisa prévia. Verifique se há reclamações contra o clube de compras e veja como ele está em relação a recomendações de clientes anteriores. Fique atento também ao contrato e como funciona em caso de cancelamento e atendimento ao cliente.

Você vai se interessar por:

Compra coletiva

As compras coletivas acontecem por meio de um site onde é preciso que seja alcançado um número mínimo de interessados no produto para que a oferta se concretize. Em geral, é estipulado um prazo de 24 ou 48 horas para indicar o interesse e a oferta é cancelada se não atingir o número mínimo nesse intervalo.

Geralmente tanto o prazo como o número de pessoas faltantes é indicado, e quando o número é atingido todos recebem a informação. Para comprar é encaminhado um cupom virtual para uso na loja com o desconto de acordo com a oferta.

A principal vantagem são os percentuais de descontos, em geral deixando os preços bastante abaixo dos praticados normalmente. Trata-se de uma estratégia que beneficia lojistas e clientes. Os problemas são o prazo exíguo para a decisão de compra e o número mínimo de compradores.

Portanto é preciso estar sempre atento quando quiser fazer compras nessa modalidade. Um risco é adquirir por impulso ou perder uma promoção pelo pouco tempo em que esteve aberta para manifestação de interesse.

É preciso ter cuidado nesta modalidade com a validade dos cupons e as condições para uso do benefício, além de verificar se não é só estratégia e se o preço está mesmo valendo a pena. Também é preciso entender bem o funcionamento do site e do acesso ao desconto, direitos e deveres de cada parte.

Uma recomendação que vale para ambos os casos, já que envolvem compras pela internet, diz respeito ao prazo de entrega e informações sobre valores de taxas, inclusive extras. Informe-se sobre frete, se é gratuito ou varia conforme a localidade. E, por último, lembre-se de que “dias úteis” não são dias corridos.

Produtos com descontos em cupons

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

E aí, gostou das dicas sobre clube de compras e programas de compras coletivas? Compartilhe.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica